Menu

Rio Branco e Cruzeiro do Sul apontam redução no número de acidentes de trânsito

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Fátima Bandeira, da Assessoria do DETRAN/Acre


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), através da Operação Álcool Zero, implantada desde março do ano passado, vem realizando ações de fiscalização e educação no trânsito. O principal reflexo dessa ação foi a redução no número de acidentes de trânsito em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul em comparação com o mês de janeiro dos anos de 2011 e 2012.

Publicidade

As estatísticas fornecidas pelo setor de engenharia de trânsito do Detran apontam que houve uma redução de 5,32% do número de acidentes em Rio Branco para cada 10.000 veículos. Em Cruzeiro do Sul, a redução foi de 20,23%.


Outro dado satisfatório é que, em Cruzeiro do Sul, há seis meses não há registro de vítimas fatais de acidentes de trânsito nas vias de circunscrição estadual. Com uma frota de 17.506 veículos, o município destaca-se pela redução de 46% em acidentes com vítimas fatais e de 28,19% para acidentes sem vítimas.


De acordo com a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, esses índices satisfatórios devem-se principalmente à Operação Álcool Zero. “Isso é um reflexo do trabalho das nossas equipes de fiscalização e educação de trânsito, que, em conjunto com a Polícia Militar, vêm abordando os condutores que dirigem sob efeito de álcool. Tudo para garantir um trânsito mais seguro.”


O gerente da Ciretran em Cruzeiro do Sul, Valdeci Dantas, afirma que o governo tem incentivado a questão da segurança no trânsito através de investimentos na estrutura do Detran. Segundo ele, novos veículos foram adquiridos, mais educadores de trânsito foram contratados e a fiscalização no município foi intensificada.


Valdeci acrescenta que há um amplo trabalho de educação no trânsito. “Nós estamos tentando fazer com que a sociedade participe das ações do Detran por meio das campanhas realizadas nas escolas e nos locais de maior fluxo de veículos. Nosso objetivo é que os índices de acidentes de trânsito sejam cada vez menores.”


Para o major Márcio, coordenador da Operação Álcool Zero, os cidadãos estão começando a se conscientizar sobre os perigos da união de álcool e direção. “E isso acaba criando um ambiente propício para a redução de acidentes”, completa.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido