Menu

Pesquisar
Close this search box.

Pesquisa estuda formas de solo degradado em Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) em Cruzeiro do Sul está realizando uma pesquisa para identificar tipos de vegetação que podem ser utilizados na recuperação de áreas degradadas por queimadas ou erosões.


O trabalho vem sendo feito por professores e alunos do curso de Agroecologia numa área rural daquele município e faz parte do projeto de pesquisa de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBIT.

Anúncios


O solo pesquisado é um Argissolo, com camada superficial arenosa e horizontes subsuperficiais argilosos, características que, aliadas ao uso contínuo do fogo e manejo inadequado, favorecem os processos erosivos, além de reduzir substancialmente o potencial produtivo das terras, obrigando o produtor a abandonar a área.


Os pesquisadores apostam no uso da leguminosa mucuna preta (Stizolobium aterrimum) para recuperação estrutural e da fertilidade do solo. A pesquisa verifica, ainda, o potencial da planta de cobertura para uso no sistema de plantio direto e no controle de plantas espontâneas, um fator que pode tornar-se um grande aliado do produtor rural na manutenção das culturas anuais.


Da redação com informações do IFAC


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido