Conecte-se agora

Inadimplência do consumidor sobe 18,3% em fevereiro,

Publicado

em

A inadimplência dos consumidores registrou aumento de 18,3% em fevereiro, na comparação com o mesmo período de 2011, segundo informou, nesta terça-feira (13) a Serasa Experian. Conforme aponta o indicador da pesquisa, no primeiro bimestre de 2012, em relação aos mesmos meses do ano passado, a taxa cresceu 17,4%. Apesar de ter sido verificado aumento, a Serasa ressalta que houve desaceleração da alta, já que, em relação ao mesmo período de 2010, o avanço fora de 25,4%.

Já na comparação mensal, fevereiro contra janeiro, foi registrada queda de 0,9%, representando o terceiro recuo mensal consecutivo. “O consumidor resolveu priorizar o pagamento das dívidas assumidas e evitar entrar em novos compromissos”, disse a Serasa, por meio de nota.

O controle de gastos por consumidores, visto de janeiro para fevereiro, é atribuído, pelos economistas da Serasa, aos juros altos, aos gastos típicos de início de ano (IPVA, IPTU e despesas escolares) e às incertezas sobre a crise global.

Tipo e valor das dívidas
Na decomposição do indicador, a inadimplência com os bancos e com os cheques sem fundos puxaram a queda do indicador com variações negativas de 1,5% e de 4,7%. Os títulos protestados recuaram 18,0% no mês e as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água) tiveram crescimento de 1,6%.

De acordo com a Serasa, todas as modalidades da inadimplência tiveram crescimento no valor médio das dívidas. A inadimplência não bancária cresceu 44,2%, a dos cheques sem fundos, 11,9%, assim como os títulos protestados e as dívidas com os bancos, que aumentaram 6,8% e 0,4%, respectivamente.

Cotidiano

Escola de Música do Acre sorteia 640 vagas nesta segunda; aulas começam 13 de junho

Publicado

em

A Escola de Música do Acre (Emac) realiza nesta segunda-feira, 23, no auditório da Emac, o sorteio das 640 novas vagas entre os 1.689 inscritos. Após o sorteio, o resultado será divulgado nas mídias sociais da Emac, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), e no site da Agência de Notícias do Acre. O início das aulas na Escola de Música do Acre está previsto para o dia 13 de junho.

Os cursos ofertados pela unidade de ensino são; musicalização infantil, violão, guitarra, cavaco, ukulelê, contrabaixo, percussão (pandeiro, conga, triângulo e outros) e sopro (flauta, saxofone, clarinete) e teoria vocal.

Para efetivar uma prática pedagógica consciente e eficiente, os docentes realizaram nesse final de semana mais uma etapa do planejamento estratégico para o início dos cursos de formação inicial.

“Após dois anos sem promover os cursos, devido às restrições do período pandêmico, a Emac retoma suas atividades atendendo 640 novos alunos. Por isso, o envolvimento de todos os professores está sendo fundamental para termos as condições de atender as demandas dos estudantes, e assim, promover um ensino musical de qualidade”, destaca o coordenador da Escola de Música, maestro Afonso Portela.

Continuar lendo

Cotidiano

Apae Rio Branco inicia ano letivo presencial nesta segunda-feira

Publicado

em

Após dois anos sem aulas presenciais, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Rio Branco, iniciou, nesta segunda-feira, 23, o ano letivo na entidade.

Para receber os estudantes, a direção do Centro realizou uma programação especial. Segundo a presidente da instituição, Maria do Carmo, este é um momento satisfatório, planejado com muito amor e carinho.

“Hoje é um dia de muita alegria. Estamos voltando com as aulas presenciais. O retorno dos estudantes é motivo de satisfação não somente para a direção da entidade, mas para os pais e os próprios alunos, que aguardavam ansiosos por esse dia. Vale salientar que estamos cumprindo rigorosamente os cuidados de higiene, pois a pandemia ainda não acabou”, disse.

Em 2022 a APAE completa 41 anos de fundação na capital do Acre, atendendo mais de 300 alunos, desde crianças, jovens e adultos, durante as manhãs e tardes. Prestando serviços de educação, saúde e assistência social à pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

Continuar lendo

Cotidiano

Passageiro do Uber que faz pagamento em dinheiro terá que tirar selfie para solicitar corrida

Publicado

em

A Uber anunciou nesta segunda-feira (23) que vai exigir uma foto selfie do usuário que optar pelo pagamento da corrida em dinheiro. O novo recurso estava entre os mais pedidos pelos motoristas do aplicativo, apontaram pesquisas internas.

Batizada de U-Selfie, a ferramenta ainda é piloto e será apenas para aqueles que se cadastrarem ou solicitarem uma viagem sem fornecer dados do meio de pagamento digital (cartão de crédito ou débito).

O modelo de selfie tem como objetivo registrar a imagem da pessoa que fez a solicitação e se juntar aos outros recursos para verificação do usuário, como a verificação do CPF na base de dados da Serasa Experian e a de documentos, como RG e CNH.

A foto não será compartilhada com os motoristas e nem passará por verificação biométrica. Mas ela ficará armazenada nos servidores da Uber para consulta das autoridades em caso de necessidade, seguindo a previsão legal.

Para Araceli Almeida, gerente de Operações para Segurança da plataforma, o recurso é mais um importante passo para aprimorar a segurança em todas as viagens.

“A selfie vem como uma camada adicional à verificação de CPF dos usuários que já realizamos há muitos anos e para complementar a checagem de documentos. Tudo para dar mais tranquilidade para quem realiza viagens utilizando o nosso app”, afirmou em nota.

Continuar lendo

Cotidiano

Doria desiste da disputa pelo Planalto “com o coração ferido e a alma leve”

Publicado

em

“Me retiro da disputa com coração ferido”, diz o ex-governador João Doria sobre pré-candidatura à Presidência pelo PSDB, em pronunciamento nesta segunda-feira (23). Doria disse entender que “que não sou a escolha da cúpula do PSDB” e disse estar nas mãos do partido a decisão sobre a candidatura para as eleições presidenciais de 2022.

Doria se emocionou e foi ás lágrimas ao final de seu discurso.

“Sou um homem que respeita o bom senso, o diálogo e o equilíbrio. Sempre busquei e seguirei buscando o consenso, mesmo que ele seja contrário à minha vontade pessoal”, disse Doria.

O ex-governador de São Paulo fez questão de destacar em seu discurso que desde que entrou para a política, em 2016, venceu todas as prévias do partido para as disputas da prefeitura de São Paulo, do estado e por último para a disputa do Planalto.

“Saio com o sentimento de gratidão e a certeza de que tudo o que fiz foi em benefício de um ideal coletivo, em favor dos paulistanos, dos paulistas e dos brasileiros”, disse, citando suas passagens pela prefeitura de São Paulo e pelo governo estadual.

Doria destacou sua atuação durante a pandemia, citando seu empenho na aquisição e produção de vacinas, além das ações.

“Procurei fazer o certo, salvamos vidas e salvamos a economia, São Paulo cresceu cinco vezes mais do que o brasil na pandemia, gerando um terço de todos os novos empregos gerados no país”, disse.

“Vencemos com a ciência, os discursos do ódio, das fake news e do negacionismo”

Ao final, Doria deixou em aberto se seguirá na vida pública.

“Seguirei como observador sereno do meu País. Sempre à disposição de lutar a guerra para a qual eu for chamado. Na vida pública ou na vida privada”, concluiu.

CNN BRASIL

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!