Inadimplência do consumidor sobe 18,3% em fevereiro,
A inadimplência dos consumidores registrou aumento de 18,3% em fevereiro, na comparação com o mesmo período de 2011, segundo informou, nesta terça-feira (13) a Serasa Experian. Conforme aponta o indicador da pesquisa, no primeiro bimestre de 2012, em relação aos mesmos meses do ano passado, a taxa cresceu 17,4%. Apesar de ter sido verificado aumento, a Serasa ressalta que houve desaceleração da alta, já que, em relação ao mesmo período de 2010, o avanço fora de 25,4%.
O controle de gastos por consumidores, visto de janeiro para fevereiro, é atribuído, pelos economistas da Serasa, aos juros altos, aos gastos típicos de início de ano (IPVA, IPTU e despesas escolares) e às incertezas sobre a crise global.
Tipo e valor das dívidas
Na decomposição do indicador, a inadimplência com os bancos e com os cheques sem fundos puxaram a queda do indicador com variações negativas de 1,5% e de 4,7%. Os títulos protestados recuaram 18,0% no mês e as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água) tiveram crescimento de 1,6%.
De acordo com a Serasa, todas as modalidades da inadimplência tiveram crescimento no valor médio das dívidas. A inadimplência não bancária cresceu 44,2%, a dos cheques sem fundos, 11,9%, assim como os títulos protestados e as dívidas com os bancos, que aumentaram 6,8% e 0,4%, respectivamente.

A Escola de Música do Acre (Emac) realiza nesta segunda-feira, 23, no auditório da Emac, o sorteio das 640 novas vagas entre os 1.689 inscritos. Após o sorteio, o resultado será divulgado nas mídias sociais da Emac, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), e no site da Agência de Notícias do Acre. O início das aulas na Escola de Música do Acre está previsto para o dia 13 de junho.
Os cursos ofertados pela unidade de ensino são; musicalização infantil, violão, guitarra, cavaco, ukulelê, contrabaixo, percussão (pandeiro, conga, triângulo e outros) e sopro (flauta, saxofone, clarinete) e teoria vocal.
Para efetivar uma prática pedagógica consciente e eficiente, os docentes realizaram nesse final de semana mais uma etapa do planejamento estratégico para o início dos cursos de formação inicial.
“Após dois anos sem promover os cursos, devido às restrições do período pandêmico, a Emac retoma suas atividades atendendo 640 novos alunos. Por isso, o envolvimento de todos os professores está sendo fundamental para termos as condições de atender as demandas dos estudantes, e assim, promover um ensino musical de qualidade”, destaca o coordenador da Escola de Música, maestro Afonso Portela.

Após dois anos sem aulas presenciais, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Rio Branco, iniciou, nesta segunda-feira, 23, o ano letivo na entidade.
Para receber os estudantes, a direção do Centro realizou uma programação especial. Segundo a presidente da instituição, Maria do Carmo, este é um momento satisfatório, planejado com muito amor e carinho.
“Hoje é um dia de muita alegria. Estamos voltando com as aulas presenciais. O retorno dos estudantes é motivo de satisfação não somente para a direção da entidade, mas para os pais e os próprios alunos, que aguardavam ansiosos por esse dia. Vale salientar que estamos cumprindo rigorosamente os cuidados de higiene, pois a pandemia ainda não acabou”, disse.
Em 2022 a APAE completa 41 anos de fundação na capital do Acre, atendendo mais de 300 alunos, desde crianças, jovens e adultos, durante as manhãs e tardes. Prestando serviços de educação, saúde e assistência social à pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
Cotidiano
Passageiro do Uber que faz pagamento em dinheiro terá que tirar selfie para solicitar corrida

A Uber anunciou nesta segunda-feira (23) que vai exigir uma foto selfie do usuário que optar pelo pagamento da corrida em dinheiro. O novo recurso estava entre os mais pedidos pelos motoristas do aplicativo, apontaram pesquisas internas.
Batizada de U-Selfie, a ferramenta ainda é piloto e será apenas para aqueles que se cadastrarem ou solicitarem uma viagem sem fornecer dados do meio de pagamento digital (cartão de crédito ou débito).
O modelo de selfie tem como objetivo registrar a imagem da pessoa que fez a solicitação e se juntar aos outros recursos para verificação do usuário, como a verificação do CPF na base de dados da Serasa Experian e a de documentos, como RG e CNH.
A foto não será compartilhada com os motoristas e nem passará por verificação biométrica. Mas ela ficará armazenada nos servidores da Uber para consulta das autoridades em caso de necessidade, seguindo a previsão legal.
Para Araceli Almeida, gerente de Operações para Segurança da plataforma, o recurso é mais um importante passo para aprimorar a segurança em todas as viagens.
“A selfie vem como uma camada adicional à verificação de CPF dos usuários que já realizamos há muitos anos e para complementar a checagem de documentos. Tudo para dar mais tranquilidade para quem realiza viagens utilizando o nosso app”, afirmou em nota.

“Me retiro da disputa com coração ferido”, diz o ex-governador João Doria sobre pré-candidatura à Presidência pelo PSDB, em pronunciamento nesta segunda-feira (23). Doria disse entender que “que não sou a escolha da cúpula do PSDB” e disse estar nas mãos do partido a decisão sobre a candidatura para as eleições presidenciais de 2022.
Doria se emocionou e foi ás lágrimas ao final de seu discurso.
“Sou um homem que respeita o bom senso, o diálogo e o equilíbrio. Sempre busquei e seguirei buscando o consenso, mesmo que ele seja contrário à minha vontade pessoal”, disse Doria.
O ex-governador de São Paulo fez questão de destacar em seu discurso que desde que entrou para a política, em 2016, venceu todas as prévias do partido para as disputas da prefeitura de São Paulo, do estado e por último para a disputa do Planalto.
“Saio com o sentimento de gratidão e a certeza de que tudo o que fiz foi em benefício de um ideal coletivo, em favor dos paulistanos, dos paulistas e dos brasileiros”, disse, citando suas passagens pela prefeitura de São Paulo e pelo governo estadual.
Doria destacou sua atuação durante a pandemia, citando seu empenho na aquisição e produção de vacinas, além das ações.
“Procurei fazer o certo, salvamos vidas e salvamos a economia, São Paulo cresceu cinco vezes mais do que o brasil na pandemia, gerando um terço de todos os novos empregos gerados no país”, disse.
“Vencemos com a ciência, os discursos do ódio, das fake news e do negacionismo”
Ao final, Doria deixou em aberto se seguirá na vida pública.
“Seguirei como observador sereno do meu País. Sempre à disposição de lutar a guerra para a qual eu for chamado. Na vida pública ou na vida privada”, concluiu.
CNN BRASIL
-
TIRANDO ONDA
Governador inova na dancinha do Tik Tok: “Desenrola, bate e conserta as coisas que precisam terminar”
-
TRAGÉDIA NO SUL
Dono do Hotel Imperador Galvez, Maurício Lisboa morre em acidente
-
ASSISTA AO VÍDEO
Com gol de goleiro no 2º tempo, Rio Branco arranca empate com o Amazonas pela Série D
-
Destaque 6
Justiça condena Ícaro a mais de 11 anos de prisão em regime fechado e Alan a 7 anos, respondendo em liberdade
-
TUDO POR AMOR
Pedreiro descobre traição e tenta matar amante da mulher a tiros
-
ALERTA!
Símbolo nazista e ameaça de massacre mobiliza polícia
-
Destaque 4
Gladson descarta reeleição de Mailza pelo PP e diz que Senado “está nas mãos” de Bittar
-
VEJA O EDITAL
Justiça abre processo seletivo para cessão de servidores efetivos da Administração Pública