Menu

Deputados querem liberação de emendas para ajudar na reconstrução de Brasiléia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A visita de solidariedade dos deputados estaduais ao município de Brasiléia, nesta terça-feira, 13, serviu para reafirmar as promessas de ajuda feita pelo Governo do Acre, aos desabrigados pela cheia do Rio Acre. Os recursos que a cidade precisa seriam mais elevados que as emendas individuais que os parlamentares estaduais teriam a oferecer.


O encontro que foi realizado no Centro Cultural do município, serviu para os deputados terem a dimensão do problema que os moradores e autoridades de Brasiléia enfrentam. As autoridades municipais afirmam que a cidade precisará de investimentos consideráveis para reconstruir o que foi destruído pela maior enchente da história do Alto Acre.

Publicidade

A água destruiu dezenas de residências e comércio, causando imensos prejuízos à economia do município. As autoridades calculam que cerca de 80% da cidade foi afetada pela cheia do Rio Acre. Relatório apresentado pelo Corpo de Bombeiros do Acre afirma que aproximadamente 20 mil pessoas sofreram algum tipo de prejuízo.


Durante a audiência pública proposta pelo deputado Moisés Diniz (PCdoB), os deputados se comprometeram em pedir ao Governo do Acre pressa na liberação das emendas individuais, que serão usadas como forma de ajuda emergencial aos desabrigados que perderam seus bens móveis e imóveis, com a cheia.


O presidente da Aleac, deputado Elson Santiago (PP), que convidou as autoridades municipais a compor a mesa de trabalhos, destacou que o encontro seria uma forma de cada um dos 19 deputados que compareceram a audiência pública, trabalharem projetos e ações que possam ser direcionados ao município de Brasiléia.


A prefeita Leila Galvão (PT), que em visita anterior recebeu senadores e o governador Tião Viana (PT), agradeceu a atenção que Brasiléia vem recebendo por parte do Poder Legislativo Estadual. “O momento se torna mais importante para o povo afetado que necessita de ajuda. Estamos vendo o comprometimento de nossos deputados”, disse.


O autor do requerimento para realização da audiência pública, Moisés Diniz, destacou a necessidade de união dos blocos de oposição e situação para trabalhar a reconstrução da cidade de Brasiléia. Para Diniz, o comprometimento precisa ser de todos, inclusive das instituições financeiras em facilitar a liberação de crédito.


Moisés Diniz lembrou ainda, o tempo apertado que a gestão municipal teria para trabalhar em 2012. O parlamentar teme que a prefeita não consiga ter tempo hábil para licitar e iniciar obras devido às restrições que o ano eleitoral impõe. Os agentes públicos ficam proibidos de licitar e iniciar obras após o mês de junho.


Além de pedir pressa na liberação das emendas individuais, os deputados se comprometeram em interceder junto ao Governo do Acre, mais recursos e ajuda para Brasiléia. Os financiamentos aos produtores rurais também poderão entrar na pauta do poder legislativo, que estuda uma forma de atender ao setor produtivo do município.


Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido