Menu

Mesmo preso, Randson continua prefeito; outros gestores estão sendo investigados pelo desvio de recursos do Fundeb

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca,
da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com


Mesmo preso, o prefeito Randson Almeida [PMDB] continua como gestor do município de Marechal Thaumaturgo. O clima é tenso na sede do município, localizado em uma das regiões mais isoladas do Juruá. Com a prisão na madrugada de domingo, feita pela Policia Federal, não houve a transmissão de cargo exigida pela Lei Orgânica do município. Com isso, o prefeito Praxedes, do PSDB, não foi empossado. Por telefone ele informou que não está despachando como prefeito em exercício.

Publicidade

– Isso já não era rotina em situação normal, imaginem em um caso como esse em que o prefeito empossado foi preso durante a madrugada. Estou impedido de exercer o cargo – comentou Praxedes.


O vice-prefeito afirmou que os setores de serviços essenciais como saúde e educação estão funcionando de forma precária. Outras ações como pagamentos de fornecedores e atividades ligadas ao interior do município estão paralisadas.


Segundo o ac24horas apurou hoje pela manhã, a prisão do prefeito Randson ocorrida neste domingo, não está ligada a Operação Limpídios, desencadeada pela Policia Civil, onde o gestor também é investigado. A prisão do prefeito foi efetuada pelo esquema de desvio de recursos do Fundeb arquitetado dentro da prefeitura.


O depoimento da ex-secretária de educação do município, Sandra Pinheiro de Azevedo, pode ter sido fundamental para a Policia Federal chegar aos documentos que comprovam a fraude. Notas supostamente frias e cópias de cheques, apontam para um esquema na compra de merenda escolar que nunca chegou às escolas. O prefeito de Marechal Thaumaturgo também é acusado de pagar contas particulares com cheques sem fundo e de comprar combustível com recursos da prefeitura. O rombo chega a R$ 2 milhões.


A Policia Federal não confirmou, mas segundo o ac24horas apurou, outros gestores estão na mira do MPF por denuncias de desvio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido