Menu

Pesquisar
Close this search box.

Conselhos pedem valorização profissional que atuam na urgência e emergência

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Da Assessoria do CRM-AC


A presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC), médica Dilza Ribeiro e o primeiro-tesoureiro, Luiz Beirute, participaram do I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina (IENCM-2012), realizado em Brasília, entre os dias 7 e 9 de março.

Anúncios


Durante o evento, representantes dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina, cobraram mais valorização para os profissionais médicos que atuam nas Unidade de Urgência e Emergência.


“Conselheiros federais e presidentes dos Conselhos de todo país, decidiram que precisamos cobrar mais investimentos nas Unidades de Urgência e Emergência, garantindo a valorização do médico. Não estamos falando apenas em salários, mas em todo o ambiente. Assim poderemos oferecer um atendimento de qualidade para a população”, explicou Dilza Ribeiro.


Durante os debates sobre o tema, o coordenador-Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Paulo Tarso Monteiro Abrahão, disse que a gestão da urgência da saúde pública sempre ficou “debaixo do tapete” e os “pacientes empilhados” nas urgências.


“Precisamos ter profissionais qualificados nas emergências. Sabemos que a saúde não é feita por aparelhos e paredes, mas sim por profissionais”, destacou.


Outro tema discutido no Encontro, foi a formação do médico para Urgência e Emergência. Representantes dos Conselhos defenderam uma especialização própria para a área, entretanto outros enalteceram que as faculdades de Medicina precisavam aumentar o estudo de urgência e emergência a fim de instruir melhor o estudante.


“Atualmente poucos estudantes de Medicina querem ir para a Urgência e Emergência. Precisamos fazer uma reflexão sobre isso. Na verdade, queremos oferecer um atendimento de qualidade para nossa população e, sabemos que isso, não depende apenas do médico”, concluiu Dilza Ribeiro.


Durante os três dias de Encontro foram debatidos vários temas, com a participação de especialistas em várias áreas. O ENCM tem como objetivo discutir problemas e buscar soluções, visando sempre melhorar o acesso da população à Saúde. (Com informações do CFM)


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido