Salomão Matos
Da redação de ac24horas
salomao.matos@gmail.com
A operação volta para casas das famílias atingidas pela enchente do rio Acre na capital acriana, desencadeada pela prefeitura de Rio Branco e o governo do estado, pode ter sido iniciada cedo demais e os prejuízos podem ser ainda maiores, tendo em vista existe a real possibilidade de um novo transbordamento do manancial para as próximas 24 horas.
A comprovação pode ser verificada nos números do relatório da Defesa Civil Estadual emitido na manhã desta sexta-feira (09) .
Nas últimas 24 horas o nível do rio Acre, oscilou na capital em mais de 1m, e já ultrapassou a cota considerada de alerta em, 12cm e esta marcando agora 13,62m, e pode transbordar a qualquer momento.
Os efeitos da oscilação para mais do nível do rio Acre, é causado pela força das água nas cabeceiras no Vale do Alto Acre, onde nas cidades de Assis Brasil e Brasiléia, o rio subiu de 4,90m, [medição feira na última segunda-feira (04)], para exatos10,34m (situação já considerada de alerta também nessas cidades).
Além do afluente riozinho do rola que deságua no rio Acre ter recebido muita água, a força da nova enchente vem do município de Xapurí por onde o rio também passa. Na medição feita pela Defesa Civil na manhã de ontem por exemplo, [leitura feita as 6h], apontava que o manancial media somente 10,36m e agora esta marcando quase 12,34m em sua calha, água essa que deve chegar em Rio Branco de hoje para amanhã.
Das mais de 2.000 famílias que ainda encontravam-se nos abrigos improvisados tanto no Parque de Exposições, SEST/SENAT, SESC e Ginásio Coberto, pelo menos 43% já havia sido removidas de volta para os seus lares, onde a água da enchente do rio Acre começa a invadir novamente os quintais.
Mesmo com as previsões nada animadoras do boletim oficial da Defesa Civil, o prefeito da capital Raimundo Angelim ainda não emitiu nenhum comunicado oficial sobre se a Operação de Volta para casa vai ou não continuar, tendo em vista os novos acontecimentos narrados acima.
O coordenador municipal da Defesa Civil, coronel Gilvan Vasconcelos, admitiu que o fenômeno do repique já é fato e a enchente prevista pode ser maior que a alcançada no mês passado, onde o nível do rio Acre chegou ficar acima de 17m
Confira como está o nível de outros rios que banham o estado do Acre no interior:
Rio Iáco em Sena Madureira – 15,88m (situação de transbordamento)
Rio Juruá em Cruzeiro do Sul – 12,84m (situação de alerta)
Rio Tarauacá em Tarauacá – 9,22m (situação de transbordamento)
Fonte: Defesa Civil Estadual no Acre
O influenciador e ex-BBB Eliezer, 34, atualizou o estado de Ravi, filho que tem com…
“Quero ter tempo de honrar sempre de onde eu venho (...) Tem tempo de plantar,…
O mecânico Simey Menezes Costa, acusado de assassinar a noiva Ketilly Soares de Souza, de…
Mais de 350 cestas básicas arrecadadas no evento The Best Solidário foram entregues às casas…
Como costumam dizer por aí, a internet não perdoa. Após a saída de José Luiz…
Em sessão solene promovida pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta sexta-feira,…