Menu

Rio Acre alcança outra vez cota de alerta e pode transbordar a qualquer momento na capital

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Salomão Matos
Da redação de ac24horas
salomao.matos@gmail.com


A operação volta para casas das famílias atingidas pela enchente do rio Acre na capital acriana, desencadeada pela prefeitura de Rio Branco e o governo do estado, pode ter sido iniciada cedo demais e os prejuízos podem ser ainda maiores, tendo em vista existe a real possibilidade de um novo transbordamento do manancial para as próximas 24 horas.

Publicidade

A comprovação pode ser verificada nos números do relatório da Defesa Civil Estadual emitido na manhã desta sexta-feira (09) .


Nas últimas 24 horas o nível do rio Acre, oscilou na capital em mais de 1m, e já ultrapassou a cota considerada de alerta em, 12cm e esta marcando agora 13,62m, e pode transbordar a qualquer momento.


Os efeitos da oscilação para mais do nível do rio Acre, é causado pela força das água nas cabeceiras no  Vale do Alto Acre, onde nas cidades de Assis Brasil e Brasiléia, o rio subiu  de 4,90m, [medição feira na última segunda-feira (04)], para exatos10,34m (situação já considerada de alerta também nessas cidades).


Além do afluente riozinho do rola que deságua no rio Acre ter recebido muita água, a  força da nova enchente vem do município de Xapurí por onde o rio também passa. Na medição feita pela Defesa Civil na manhã de ontem por exemplo, [leitura feita as 6h], apontava que o manancial media somente 10,36m e agora esta marcando quase 12,34m em sua calha, água essa que deve chegar em Rio Branco de hoje para amanhã.


Das mais de 2.000 famílias que ainda encontravam-se nos abrigos improvisados tanto no Parque de Exposições, SEST/SENAT, SESC e Ginásio Coberto, pelo menos 43% já havia sido removidas de volta para os seus lares, onde a água da enchente do rio Acre começa a invadir novamente os quintais.


Mesmo com as previsões nada animadoras do boletim oficial da Defesa Civil, o prefeito da capital Raimundo Angelim ainda não emitiu nenhum comunicado oficial sobre se a Operação de Volta para casa vai ou não continuar, tendo em vista os novos acontecimentos narrados acima.


 


O coordenador municipal da Defesa Civil, coronel Gilvan Vasconcelos, admitiu que o fenômeno do repique já é fato e a enchente prevista pode ser maior que a alcançada no mês passado, onde o nível do rio Acre chegou ficar acima de 17m


Confira como está o nível de outros rios que banham o estado do Acre no interior:


Rio Iáco em Sena Madureira – 15,88m (situação de transbordamento)

Publicidade

Rio Juruá em Cruzeiro do Sul – 12,84m (situação de alerta)


Rio Tarauacá em Tarauacá – 9,22m (situação de transbordamento)


Fonte: Defesa Civil Estadual no Acre


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido