Conecte-se agora

Ex-reitor se defende de acusações do Ministério Público Federal

Publicado

em

Salomão Matos
Da redação de ac24horas
[email protected]

O ex reitor da Universidade Federal do Acre- Ufac, professor Jonas Filho, fez publicar na página do portal da instituição no final da tarde desta quarta-feira (07), nota repudiando a forma como segundo ele, o Ministério Público Federal e sua Assessoria de Comunicação,  “levianamente acusa, decide, pune e execra, ferindo os direitos constitucionais previstos em lei da ampla defesa…”.

Confira  o conteúdo da nota na íntegra:

De fato, como fez questão absoluta de anunciar (talvez como forma de justificar para a sociedade os altos salários que recebem e a mordomia de que gozam), o Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) – e aqui se leia Procurador Ancelmo Lopes – ajuizou uma ação penal e uma ação de improbidade administrativa contra este humilde servidor público que, com muita honra, trabalho honesto e apoio da comunidade acadêmica foi reitor por dois mandatos (8 anos), e que só contribuiu para o engrandecimento de nossa Universidade Federal do Acre.
A questão das incorporações de quintos, tão claramente indicadas e entendidas pelo Senhor Procurador como ilegais, é uma questão ainda em discussão e sem entendimento uniforme pelos foros competentes.

A verdade ou inverdades sobre as alegações do douto procurador agora, e graças a Deus, estão entregues à justiça, a quem compete e tem o direito de julgar soberanamente.

A divulgação feita pela Assessoria de Comunicação do MPF levianamente acusa, decide, pune e execra, ferindo os direitos constitucionais previstos em lei da ampla defesa e outros direitos que preferiram ignorar, para ferirem a mim e meus familiares.

Anunciar sem devidas provas e decisão judicial a subtração da R$ 9 milhões, penso, é querer entregar ao apedrejamento, achincalhamento, constrangimento e humilhação um servidor dedicado, que se doutorou para servir seu estado e seu país.

O que está por trás da forma é o que queremos entender.

Teria a Instituição através de seus órgãos competentes, durante o meu mandato, contrariado o interesse de alguém?

Por que uma questão levantada em 2007 foi “requentada” e levada novamente às páginas dos jornais?

É bom lembrar que este é um ano de eleições para reitor na UFAC e que o meu nome é um nome cogitado.

Para a sociedade do meu estado e comunidade acadêmica peço aguardarem, sem juízo final, o desfecho deste caso colocando empenhada a minha história de vida e trajetória profissional.

Prof. Dr. Jonas Pereira de Souza Filho

 

Acre

Emurb diz que não há motivos para protesto de caçambeiros

Publicado

em

O diretor-presidente da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb), José Assis Benvindo, se pronunciou após protesto de caçambeiros realizado neste sábado, 27, que interditou a entrada da Usina de Asfalto da empresa.

Os caçambeiros alegam atraso em pagamento e acordo não cumprido em relação a combustíveis. Benvindo explicou e deu sua versão sobre o ocorrido. O gestor garante que nunca houve falta de diálogo com os profissionais. “Não tinha motivos para fazer o que fizeram. Interditaram nossa entrada e prejudicaram o trabalho da empresa. Nunca faltou diálogo com a Emurb.

O gestor da Emurb explicou ainda o que aconteceu em relação ao combustível . “No primeiro mês de trabalho a gente cedeu combustível para que eles repusessem no fim do mês a partir do momento que fossem recebendo. Fizemos isso no primeiro mês, quando chegou o segundo, afirmaram que não havia dado certo e no segundo e terceiro mês fizemos de novo. Ocorre que agora não podemos mais fazer isso, estamos no final do ano e precisamos ter nosso equilíbrio financeiro, se eu continuar fornecendo esse combustível eu vou desequilibrar a instituição.

Continuar lendo

Acre

Membro do Bonde dos 13 é morto no Segundo Distrito da capital

Publicado

em

O membro da facção Bonde dos 13, Jeferson de Paiva Freire, de 25 anos, morador do Conjunto Habitacional Cidade do Povo, foi morto a golpes de ripa, gargalo de garrafa e faca na madrugada deste domingo, 28. O crime aconteceu na rua Anderson Alves, no bairro Recanto do Buritis, no segundo distrito de Rio Branco.

A vítima foi encontrada por populares no início da manhã em via pública, a Polícia Militar foi acionada e ao chegar no local encontraram Jeferson com o rosto desfigurado, com vários cortes de ripa na cabeça e perfurações de faca no peito.

A ambulância do suporte avançado do SAMU, foi acionada e o Médico atestou o a morte do jovem.

A área foi isolada pela Polícia Militar para os trabalhos do Perito em criminalística. Após a perícia o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos.

De acordo com a Polícia, o irmão de Jeferson compareceu ao local do crime e disse que ele era integrante da facção Bonde dos 13, e que provavelmente foi confundido como sendo integrante da organização criminosa Comando Vermelho.

Na região nenhum morador soube dizer o que aconteceu, somente que apenas escutaram gritos pela madrugada.

O caso segue sob investigação dos Agentes de Polícia Civil da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Continuar lendo

Acre

Deputado Whendy Lima tem piora e não vai de UTI área para Goiânia

Publicado

em

Apesar de ter apresentado significativa melhora em seu quadro de saúde nesse final de semana, o deputado estadual Whendy Lima (PSL), de 39 anos, ficou impossibilitado de viajar de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea devido sofrer uma piora no quadro clínico.

Informações apuradas pelo ac24horas apontam que a família do parlamentar conseguiu um leito de UTI no Hospital Santa Juliana, em Rio Branco, e diante do quadro de saúde, decidiram transferí-lo da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) para a unidade privada.

A transferência para o Santa Juliana aconteceu na madrugada deste domingo, 28. A vaga de Whendy Lima já estava acertada no Hospital Albert Einstein, em Goiânia, mas como o paciente piorou, não teve condições de voar.

O deputado é filho do vereador N. Lima, de Rio Branco, e foi internado em estado grave após sofrer Tromboembolismo pulmonar PEP, complicação possivelmente desencadeada após uma cirurgia bariátrica.

O parlamentar sofreu uma piora em seu quadro de saúde e teve de ser intubado por volta das 4 horas da manhã da última terça-feira na capital acreana. A cirurgia foi realizada também em Rio Branco no último sábado (20). Lima está em seu segundo mandato como deputado no Acre.

O tipo de complicação que ele sofreu trata-se de um quadro grave que ocorre quando um trombo (coágulo) se solta, viaja pelo organismo e se aloja em uma das artérias do pulmão, obstruindo o fluxo de sangue.

Continuar lendo

Acre

Terremoto com magnitude de 7.5 no Peru é sentido em várias cidades do Acre

Publicado

em

Um forte terremoto que atingiu a cidade de Barranca, no litoral do Peru, neste domingo, 28, foi sentido em várias cidades do Acre, com mais intensidade na região do Vale do Juruá. O tremor foi de magnitude 7.5, classificado como ‘muito forte’.

Moradores do Juruá relatam ao ac24horas que o tremor sentido foi uns dos mais intensos e duradouros dos últimos tempos. Dados oficiais apontam que o evento foi localizado a 112 km de profundidade e segundo o USGS, Instituto de Pesquisas geológicas dos EUA, a magnitude do tremor foi calculada em 7.5 magnitudes.

Do total de 287 eventos dos últimos sete dias , 261 deles foram classificados como de intensidade leve e 23 atingiram o status de moderados. 3 tremores foram classificados entre forte e muito forte, como este que aconteceu hoje.

Nas redes sociais, diversos acreanos relataram o caso envolvendo o tremor e afirmando tê-lo sentido.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas