Menu

Operação conjunta de MPE, PRF e Polícia Civil fecha dois pontos de exploração sexual de crianças e adolescentes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com


63 foram encontrados no local suspeito de funcionar como ponto

Publicidade

de exploração sexual e de venda de bebidas alcoólicas


Dois bares suspeitos de funcionarem como pontos de exploração sexual de crianças e adolescentes foram fechados  durante a Operação Anjo da Guarda, deflagrada pelo Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil (PC) e demais órgão de proteção à criança e ao adolescente, na madrugada de domingo, 04.


Os números da operação foram apresentados em entrevista coletiva concedida pelos representantes das instituições envolvidas na ocorrência. Os bares funcionavam à margem da BR-317 e reuniam multidões em festa programadas pelos proprietários dos pontos comerciais. De acordo com a PRF seria comum a presença de crianças e adolescentes no local.


Durante a operação, segundo o procurador de Justiça, Carlos Maia, crianças de 12 anos foram flagradas no local da festa, que acontecia uma vez por mês. Maia disse ainda, que uma jovem de 13 anos, grávida foi encontrada, configurando as suspeitas de uso dos bares como pontos vulneráveis à exploração sexual de menores de idade.


Os delegados da Polícia Civil, Robert Alencar, Nilton César Boscaro; o promotor de Justiça, Francisco Maia; o coordenador da PRF, Neles Nilton e o Procurador de Justiça, Carlos Maia apresentaram os número da Operação Anjo da Guarda, que autuou nove adultos. O proprietário do estabelecimento foi liberado sob fiança.


No local, segundo Carlos Maia, foram detectados vários tipos de infrações e crimes contra o Estatuto da Criança e do Adolescente. O flagrante ocorreu depois de vários meses de planejamento. As práticas seriam corrupção e menores, comercialização de bebida à margem da estrada e suspeita de abuso sexual, dentro de veículos e ao ar livre.


Sessenta três adolescentes em situação de vulnerabilidade foram levados ao Fórum do município de Capixaba. O proprietário do bar foi autuado por permitir que sua filha de 10 anos, trabalhasse servindo bebidas no bar. 76% dos adolescentes flagrados no local seriam do sexo feminino e 24% do sexo masculino.


Segundo relatório da operação, a faixa etária dos adolescentes estaria em 59% de 12 a 15 anos e 41% de 16 a 18 anos; 38% dos jovens estariam com responsáveis no local e 25% estariam sem acompanhante e foram conduzidas as suas residências; 36% estariam desacompanhados; 50% ingerindo bebida alcoólica e 14% fora do horário de permanência no local.


Adolescentes de Capixaba, Rio Branco, Senador Guiomard e de Xapuri foram identificados pela operação. Participaram da operação, 27 agentes da PRF; 25 policiais civis, entre delegados e agentes e 27 membros do MPE, entre promotores, procuradores e servidores da instituição.


A PRF pretende apresentar um relatório completo com os pontos vulneráveis de exploração sexual, ao longo da BR-364, nos próximos dias. O procurado Carlos Maia, informou que as operações conjuntas continuarão, para identificar e fechar os pontos de exploração sexual de crianças e adolescentes, no Acre.

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido