Conecte-se agora

Prefeitura de Cruzeiro do Sul renova convênio com Entidades Assistenciais

Publicado

em

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales assinou convênio com 16 entidades assistenciais de Cruzeiro do Sul, que receberam materiais e recursos para trabalhar com crianças e adolescente em condições de vulnerabilidade no município. Um convênio no valor de 400 mil reais proveniente de uma emenda parlamentar do então deputado Ilderlei Cordeiro proporcionou o aparelhamento e viabilidade para que estas entidades recebessem as condições realizar o trabalho com esse importante segmento da população cruzeirense.

Proteção Social Básica

A Proteção Social Básica destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos. A Proteção Social Básica tem como porta de entrada ao Sistema Único da Assistência Social os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS; uma unidade pública municipal, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços sócio-assistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos. As entidades beneficiadas nesse segmento foram: CRAS, Shalon, Pastoral da Criança, Casa da União, AABB Comunidade, Grêmio Cacique Náuas, Centro de Convivência do Idoso, Educandário, Fundação Betel e Missão Família. A Coordenadora do Programa José do Egito da Comunidade Shalom, que trabalha com 150 crianças, Sydia Costa falou da importância da parceria com a prefeitura para a implementação dos cursos: “ o trabalho que iremos realizar com esses materiais e os recursos são de suma importância para a formação e o aprendizado das crianças. Lá nós trabalhamos com adolescentes e esses cursos que iremos ministrar, irão ajudá-los dando uma perspectiva de futuro para os mesmos. Iremos trabalhar com decupagem, pedraria e pintura”, disse ela. Os cursos terão a duração de dois meses.

Proteção Social Especial

É a modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social por abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas sócio-educativas, situação de rua, situação trabalho infantil, entre outras. A Proteção Social Especial é desenvolvida nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, que é uma unidade pública estatal, responsável pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Receberam recursos as entidades do PETI, Casa Abrigo do Juruá, Pastoral do Menor, APADEQ, Lar dos Vicentinos, Desafio Jovem Peniel e Abrigo Lar Novo Dia. A pastora Sônia Salvino da Igreja Peniel que atende jovens e adolescentes através do Desafio Jovem Peniel recém chegada a Cruzeiro do Sul, afirmou que é bom chegar na cidade e já receber apoio pra o trabalho: “estamos chegando na cidade e já recebendo esse apoio que para nós tem um significado muito grande. Primeiro porque trabalhamos na área de pessoas carentes que são dependentes químicos, famílias em situação de risco, meninos e meninas. Esse recurso vai nos ajudar a promover não apenas na área da recuperação mas principalmente como preventivo pra levar para os nossos jovens uma condição melhor de vida principalmente na área da educação”, afirmou.

Todas essas instituições elaboraram projetos, tem seus objetivos, e para trabalharem com o público alvo, que são crianças, jovens, dependentes químicos, idosos, que através desta emenda, receberão todo o material para executarem as atividades.

Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, esse dinheiro veio em boa hora. Segundo ela todas as entidades cadastradas na Secretaria foram beneficiadas com recursos ou matériais: “Somos gratos ao Deputado Ilderlei Cordeiro que foi sensível às necessidades da nossa Secretaria. Com esse recurso que nós recebemos estamos atendendo a todas as entidades inscritas nos programas da Secretaria. Com este auxílio, elas irão poder trabalhar com as crianças, os adolescentes e os idosos que hoje integram cada programa”. A secretária destaca ainda o grande auxílio que estas entidades prestam à prefeitura através do trabalho que realizam.

O ex-deputado Ilderlei Cordeiro disse que se sentia feliz de poder mesmo depois do término do seu mandato, ver emendas de sua autoria chegando e beneficiando as comunidades que trabalham com os menos favorecidos no município.  “Agradeço ao prefeito Vagner Sales que soube acomodar esse recurso. São muitas instituições que necessitam de apoio. Minha intenção ao ver a necessidade era disponibilizar um recurso para que cada uma delas pudesse realizar melhor o seu trabalho. Indicamos esse recurso para a prefeitura, reunimos com todas as entidades e hoje estamos vendo nosso pensamento se realizar. São movimentos ligados a Igreja Católica, a Igreja Evangélica que fazem muito bem o seu trabalho social. As entidades trouxeram suas necessidades, a prefeitura preparou os projetos o hoje estamos colhendo os frutos que é proporcionar o melhor para a nossa população”, disse ele.

O prefeito Vagner Sales falou o que representa para o município cada emenda parlamentar que é liberada: “Cada emenda parlamentar para nós representa muitos benefícios. E elas, graças a Deus têm chegado ao município. Todo mês temos liberação. Já temos a sede da APAE construída com recurso parlamentar; hoje estamos entregando esses materiais com recursos de emenda do Deputado Ilderlei Cordeiro. São entidades que trabalham com pessoas carentes do município. Quando a gente consegue uma emenda é preciso fazer os projetos. Eu tenho dito que é preciso o prefeito ir buscar emenda, se esforçar pra que o dinheiro venha. Mesmo que ela demore a ser liberada, eu prefiro que demore, mas que ela venha para o município”, disse ele. O Prefeito reconheceu a importância do trabalho realizado pelas entidades: “não tenho dúvidas da grande contribuição social que cada instituição dessas dá ao município. Ao todo são centenas de crianças, jovens e adolescentes que são atendidas, que recebem instrução, se libertam da marginalidade e aprendem uma profissão. E isso é um ganho para toda vida, finalizou o prefeito.

Cotidiano

Ruas vazias e chuva forte marcam momentos antes de jogo da seleção brasileira

Publicado

em

Na tarde desta segunda-feira, 5, o Brasil volta a entrar em campo pela Copa do Mundo. Desta vez, contra a Coreia do Sul pelas oitavas de final, ou seja o primeiro jogo da fase de mata-mata do mundial.

O Acre mais uma vez, assim como todo o Brasil vai parar para assistir a seleção verde e amarela.

Exemplo disso são as ruas de Rio Branco que, cerca de uma hora antes da partida, estavam completamente vazias.

Quem saiu atrasado do trabalho para assistir o jogo ainda teve que driblar a forte chuva que cai em Rio Branco.

O temor é que se repitam as imagens da última sexta-feira, 2, quando por conta de uma outra chuva forte, Rio Branco ficou com diversos pontos alagados.

Continuar lendo

Cotidiano

Prefeitura fecha rua para conclusão de decoração natalina e causa engarrafamento no Centro

Publicado

em

Foto: Whidy Melo

Na manhã desta segunda-feira, 5, o trânsito no centro de Rio Branco ficou congestionado devido ao trabalho de conclusão da decoração natalina – realizado pela prefeitura de Tião Bocalom.

Para a instalação das luzes de natal na Avenida Getúlio Vargas, na altura da Praça da Revolução, o trânsito teve de ser interditado na esquina da avenida com a rua Rui Barbosa, e posteriormente na altura da Avenida Ceará.

Com os trabalhos da gestão municipal, o trânsito ficou bastante lento – causando engarrafamento na área central da capital.

Agentes da RBTrans e o Policiamento de Trânsito estiveram no local para garantir a trafegabilidade.

Continuar lendo

Cotidiano

Maioria do STF mantém decisão que rejeitou ação de Bolsonaro contra Moraes

Publicado

em

Por maioria de votos, o plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve decisão do ministro Dias Toffoli, que negou o prosseguimento da ação apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o ministro Alexandre de Moraes.

Com a definição da maioria, o pedido feito pelo mandatário deve ser arquivado nos próximos dias.

Bolsonaro havia apresentado, em maio, uma a notícia-crime contra Moraes, alegando suposto abuso de autoridade por parte do ministro. Com a negativa de Toffoli, ele recorreu.

O principal argumento do presidente da República foi o de que o chamado inquérito das fake news, no qual é investigado, não se justifica.

Toffoli, responsável por determinar a abertura do inquérito em março de 2019, quando estava à frente da presidência do Supremo, disse que a notícia-crime apresentada por Bolsonaro se debruça sobre atos que já foram apreciadas e sedimentadas pelo plenário da Corte — como a própria validação da apuração, por 10 votos a 1, em 2020.

Na mesma decisão, Toffoli também determinou a retirada do sigilo do processo.

Os ministros Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Edson Fachin, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Rosa Weber e André Mendonça votaram para rejeitar recurso de Bolsonaro contra decisão do ministro Dias Toffoli. O ministro Alexandre de Moraes se declarou impedido.

O único a apresentar divergência foi o ministro Nunes Marques. Para ele, compete ao Ministério Público a apreciação inicial da existência de elementos indiciários mínimos a justificar o pedido de investigação.

Continuar lendo

Cotidiano

Com Neymar recuperado, Brasil enfrenta Coreia do Sul pelas oitavas de final da Copa

Publicado

em

Contando com o retorno do atacante Neymar, o Brasil enfrenta a Coreia do Sul, a partir das 16h (horário de Brasília) desta segunda-feira (5) no Estádio 974, em busca de uma vaga nas quartas de final da Copa do Catar.

O retorno do camisa 10 à seleção brasileira é uma ótima notícia, após a ausência na vitória sobre a Sérvia e na derrota para Camarões por causa de uma lesão no tornozelo direito. A confirmação da presença do atacante do PSG (França) na equipe veio após o último treino da equipe, no último domingo (4).

“Sobre o Neymar, ele vai treinar na tarde de hoje. Treinando, estará sim no jogo”, declarou Tite em entrevista coletiva antes da atividade. Como o atacante treinou bem, o retorno está certo.

Outro retorno importante confirmado pelo treinador foi Danilo, que pode ser improvisado na lateral-esquerda, posição para a qual os jogadores convocados não estão disponíveis (Alex Telles foi cortado e Alex Sandro continua se recuperando de lesão). Desta forma, a equipe titular deve ser: Alisson; Éder Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Danilo; Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar; Raphinha, Richarlison e Vinícius Júnior.

Brasil e Coreia do Sul já se enfrentaram em sete oportunidades na história, com seis vitórias brasileiras e apenas um triunfo sul-coreano. O último encontro foi uma goleada de 5 a 1 da equipe de Tite em partida amistosa disputada em junho deste ano. Mas, mesmo com prognóstico tão positivo, o zagueiro Thiago Silva afirma que espera um confronto difícil nas oitavas de final: “Nosso confronto de amanhã é muito difícil. Sabemos da qualidade da Coreia, time que joga para a frente e gosta de ter a bola. Temos que minimizar o ímpeto deles para obter a classificação. Temos que trabalhar muito para isso. O jogo passado não tem relação alguma com as oitavas de final de uma Copa do Mundo”.

A presença de Neymar é uma preocupação a mais para a Coreia do Sul, como afirmou em entrevista o técnico da equipe, o português Paulo Bento: “Seríamos hipócritas se disséssemos que seria melhor enfrentar o Brasil tendo Neymar. Porém, para ser justo e verdadeiro, prefiro que os melhores jogadores estejam presentes”. Mas o treinador afirmou, que independente da formação do Brasil, tentará fazer o melhor: “Faremos o melhor jogo possível e traçaremos a melhor estratégia para competir com uma grande equipe”.

A equipe sul-coreana chega animada à disputa após se classificar em segundo em um grupo que contava com equipes mais tradicionais como Portugal e Uruguai. Além disso, a equipe do atacante Son Heung-Min ganhou uma dose extra de motivação depois de vencer a seleção de Cristiano Ronaldo por 2 a 1 na última rodada da fase de grupos.

Japão e Croácia

A partir das 12h desta segunda, Japão e Croácia medem forças no Estádio Al Janoub, na cidade de Al Wakrah, para saber quem enfrenta o vencedor de Brasil e Coreia do Sul.

Os europeus, atuais vice-campeões mundiais, são considerados os grandes favoritos. Porém, os nipônicos chegam muito animados após vencerem na primeira fase duas seleções que já conquistaram o título da Copa do Mundo, a Espanha e a Alemanha.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.