Menu

Prefeitura de Cruzeiro do Sul renova convênio com Entidades Assistenciais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales assinou convênio com 16 entidades assistenciais de Cruzeiro do Sul, que receberam materiais e recursos para trabalhar com crianças e adolescente em condições de vulnerabilidade no município. Um convênio no valor de 400 mil reais proveniente de uma emenda parlamentar do então deputado Ilderlei Cordeiro proporcionou o aparelhamento e viabilidade para que estas entidades recebessem as condições realizar o trabalho com esse importante segmento da população cruzeirense.


Proteção Social Básica

Publicidade

A Proteção Social Básica destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos. A Proteção Social Básica tem como porta de entrada ao Sistema Único da Assistência Social os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS; uma unidade pública municipal, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços sócio-assistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos. As entidades beneficiadas nesse segmento foram: CRAS, Shalon, Pastoral da Criança, Casa da União, AABB Comunidade, Grêmio Cacique Náuas, Centro de Convivência do Idoso, Educandário, Fundação Betel e Missão Família. A Coordenadora do Programa José do Egito da Comunidade Shalom, que trabalha com 150 crianças, Sydia Costa falou da importância da parceria com a prefeitura para a implementação dos cursos: “ o trabalho que iremos realizar com esses materiais e os recursos são de suma importância para a formação e o aprendizado das crianças. Lá nós trabalhamos com adolescentes e esses cursos que iremos ministrar, irão ajudá-los dando uma perspectiva de futuro para os mesmos. Iremos trabalhar com decupagem, pedraria e pintura”, disse ela. Os cursos terão a duração de dois meses.


Proteção Social Especial


É a modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social por abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas sócio-educativas, situação de rua, situação trabalho infantil, entre outras. A Proteção Social Especial é desenvolvida nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, que é uma unidade pública estatal, responsável pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Receberam recursos as entidades do PETI, Casa Abrigo do Juruá, Pastoral do Menor, APADEQ, Lar dos Vicentinos, Desafio Jovem Peniel e Abrigo Lar Novo Dia. A pastora Sônia Salvino da Igreja Peniel que atende jovens e adolescentes através do Desafio Jovem Peniel recém chegada a Cruzeiro do Sul, afirmou que é bom chegar na cidade e já receber apoio pra o trabalho: “estamos chegando na cidade e já recebendo esse apoio que para nós tem um significado muito grande. Primeiro porque trabalhamos na área de pessoas carentes que são dependentes químicos, famílias em situação de risco, meninos e meninas. Esse recurso vai nos ajudar a promover não apenas na área da recuperação mas principalmente como preventivo pra levar para os nossos jovens uma condição melhor de vida principalmente na área da educação”, afirmou.


Todas essas instituições elaboraram projetos, tem seus objetivos, e para trabalharem com o público alvo, que são crianças, jovens, dependentes químicos, idosos, que através desta emenda, receberão todo o material para executarem as atividades.


Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, esse dinheiro veio em boa hora. Segundo ela todas as entidades cadastradas na Secretaria foram beneficiadas com recursos ou matériais: “Somos gratos ao Deputado Ilderlei Cordeiro que foi sensível às necessidades da nossa Secretaria. Com esse recurso que nós recebemos estamos atendendo a todas as entidades inscritas nos programas da Secretaria. Com este auxílio, elas irão poder trabalhar com as crianças, os adolescentes e os idosos que hoje integram cada programa”. A secretária destaca ainda o grande auxílio que estas entidades prestam à prefeitura através do trabalho que realizam.


O ex-deputado Ilderlei Cordeiro disse que se sentia feliz de poder mesmo depois do término do seu mandato, ver emendas de sua autoria chegando e beneficiando as comunidades que trabalham com os menos favorecidos no município.  “Agradeço ao prefeito Vagner Sales que soube acomodar esse recurso. São muitas instituições que necessitam de apoio. Minha intenção ao ver a necessidade era disponibilizar um recurso para que cada uma delas pudesse realizar melhor o seu trabalho. Indicamos esse recurso para a prefeitura, reunimos com todas as entidades e hoje estamos vendo nosso pensamento se realizar. São movimentos ligados a Igreja Católica, a Igreja Evangélica que fazem muito bem o seu trabalho social. As entidades trouxeram suas necessidades, a prefeitura preparou os projetos o hoje estamos colhendo os frutos que é proporcionar o melhor para a nossa população”, disse ele.


O prefeito Vagner Sales falou o que representa para o município cada emenda parlamentar que é liberada: “Cada emenda parlamentar para nós representa muitos benefícios. E elas, graças a Deus têm chegado ao município. Todo mês temos liberação. Já temos a sede da APAE construída com recurso parlamentar; hoje estamos entregando esses materiais com recursos de emenda do Deputado Ilderlei Cordeiro. São entidades que trabalham com pessoas carentes do município. Quando a gente consegue uma emenda é preciso fazer os projetos. Eu tenho dito que é preciso o prefeito ir buscar emenda, se esforçar pra que o dinheiro venha. Mesmo que ela demore a ser liberada, eu prefiro que demore, mas que ela venha para o município”, disse ele. O Prefeito reconheceu a importância do trabalho realizado pelas entidades: “não tenho dúvidas da grande contribuição social que cada instituição dessas dá ao município. Ao todo são centenas de crianças, jovens e adolescentes que são atendidas, que recebem instrução, se libertam da marginalidade e aprendem uma profissão. E isso é um ganho para toda vida, finalizou o prefeito.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido