Bujari pretende ajudar na recuperação de Brasileia
O prefeito de Bujari, Edvaldo Teles, o “Padeiro”, se dirigiu pessoalmente com mais 40 funcionários da prefeitura para ajudar na recuperação da cidade de Brasileia.
A equipe é formada por garis, funcionários de carreira e do quadro da prefeitura. Juntos, os 40 servidores do Bujari estão auxiliando a cidade principalmente na limpeza dos prédios públicos, como escolas. “
Quem caminha por Brasileia encontra um cenário de destruição deixado pela enchente do Rio Acre, que atingiu 95% da cidade no último dia 20 de fevereiro. A população, aos poucos, tenta reorganizar suas casas lavando e guardando o pouco que sobrou. Moradores relatam que perderam tudo, restando-lhes apenas a casa.
A equipe também fez entrega de alimentos como leite em pó, farinha, arroz, feijão, cestas básicas e roupas.
Da redação com informações da Agência de Notícias do Acre

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que foram registrados 162 novos casos de coronavírus neste domingo, 3, de julho. O número de infectados é de 127. 066 em todo o estado.
Até o momento, o Acre registra 332.831 notificações de contaminação pela doença, sendo que 205.740 casos foram descartados e 25 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen).
Pelo menos 123.159 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 6 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.
Nenhum óbito foi notificado neste domingo, 3, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça em 2.004 em todo o estado.
Acre
Mais de 11 mil pessoas assistem shows de Araketu, Margareth Menezes e os Cobras Dance no Carnavale

Em comemoração aos 112 anos de Brasileia, a segunda noite do Carnavale 2022, foi repleta de atrações como Araketu, Os Cobras Dance, Margareth Menezes e Álamo Kário.
Segundo a prefeitura do município, mais de 11 mil foliões participaram da festividade, vindo de várias cidades do Estado, além da Bolívia e Rondônia.
Com uma grande estrutura montada na praça Hugo Polli, com palco, iluminação, estandes personalizados para a venda de bebidas e comida e forte esquema de segurança, o evento encerra neste domingo, 3.
A festa começa às 16h, com o tradicional desfile do bloco “as rolinhas do coronel”, e vai ser comandada por artistas locais, bandas e djs.

Neste domingo, 3, o Piracema Park Club emitiu uma nota de pesar lamentando a morte da enfermeira Yasmili de Paiva Araújo, de 23 anos, que caiu da escadaria de uma tirolesa no local, no sábado, 2.
Segundo consta no comunicado, o corpo de bombeiros presente no momento do acidente, realizou imediato atendimento e transportou a vítima, mas não conseguiu evitar o “infortúnio”.
“O Piracema Park Club franqueou todo apoio, suporte e atenção a família da jovem, e após o acidente, encerrou as atividades da atração”, informa.
A tirolesa só voltará a operar após os serviços de apurações das autoridades quanto as causas da morte.
“Em respeito à família e amigos de Yasmili de Paiva Araújo, Piracema Park Club lança a presente nota de pesar e esclarecimento, reiterando seu compromisso prioritário com a segurança e a integridade de seus visitantes”, conclui.

No próximo mês de agosto, o Discovery Channel, canal de televisão britânico que está entre os mais importantes do mundo quando se fala em documentários, lança no próximo mês de agosto, a série “Secrets in the Jungle”, ou “Segredos da Selva” em português.
A série vai falar sobre o mistério dos desenhos milenares conhecidos como Geoglifos que aparecem no Acre e são conhecidos e estudados por pesquisadores e estudiosos do Brasil e do mundo. As fotos que vão ilustrar a série do Discovery Channel são do fotógrafo e jornalista acreano, Diego Gurgel.
As fotos foram adquirida de Gurgel pela produtora da série “Shark Teeth films” de Toronto, no Canadá, e são um compilado de imagens feitas desde 2009 com os pesquisadores, Alceu Ranzi, Martti Parssinen da Finlândia, Denise Schaan (in memorian), e é o maior acervo de fotografias destas formações ancestrais
Diego Lourenço Gurgel é reconhecido pelo seu trabalho que representa os povos originários da Amazônia, comunidades ribeirinhas e belezas naturais da região.
“Os geoglifos vieram como um presente para a minha vida profissional e pessoal, pois me identifico com a história dos meus antepassados, gosto de estudar sobre o tema, e, por isso, acho que conseguir capturar essas imagens com mais perfeição e amor. Mesmo sendo um trabalho árduo, arriscado, com muitos percalços e aventuras, mas me orgulha ver a arte, a beleza, as histórias e os desenhos que ele traz, após cada trabalho, faz tudo valer à pena”, afirma.
Na última semana, durante um sobrevoo de rotina do Ciopaer (Centro Integrado de Operações Aéreas) a bordo do Harpia 04 à divisa do Acre com a Bolívia, foi possível visualizar novos geoglifos. Ao todo foram registrados três conjuntos de geoglifos próximos uns dos outros, circulares e quadrados, e só foi possível enxergá-los graças à angulação acentuada dos raios solares da manhã, caso contrário seria praticamente impossível enxergá-los pois seus barrancos não produziriam uma sombra, afirmou Diego. “Os geoglifos são muito difíceis de serem visualizados em outra hora do dia pois a falta de sombras apagam as formas, sendo ignorados por muitos que sobrevoam a amazônia“. disse o jornalista.
-
LUTO
Enfermeira cai de escadaria de tirolesa e morre em Rio Branco
-
O PAU CANTOU
Sessão na Câmara de Boca do Acre tem pancadaria entre vereadores de situação e oposição
-
ASSISTA AO VÍDEO
Imagem de monitoramento mostra choque frontal de motos em Sena Madureira
-
PEGOU FOGO
Sede da empresa Verágua é atingida por incêndio no interior do Acre
-
Acre
Acre registra mais de 400 novos casos de Covid-19 em 24 horas
-
ENTROU ÁGUA
MP pede suspensão de shows de Margareth Menezes e Babado Novo no Carnavale
-
Destaque 2
Acre registra mais 300 casos de Covid-19 nesta sexta
-
Destaque 4
PT se distancia do PSB e estuda lançar Marcus Alexandre ao governo com JV ao Senado