A Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) reuniu na terça-feira, 28, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Acre (MDA), da Secretaria Municipal de Agricultura de Rio Branco (Safra), do Banco da Amazônia (Basa) e Banco do Brasil (BB), com a finalidade de discutir uma solução para os produtores rurais afetados pela cheia dos rios no Acre.
O prejuízo na agricultura familiar chega a mais de R$ 25 milhões. Os municípios com famílias de produtores mais atingidas são: Rio Branco (543), Sena Madureira (420), Porto Acre (230), Manoel Urbano (146), Santa Rosa do Purus (110), Capixaba (100), Brasileia (90) e Assis Brasil (70).
Um relatório com o número de famílias por regionais que foram afetadas e será encaminhado ao Basa e ao Banco do Brasil, para que seja estudada a proposta de prorrogação dos empréstimos feitos junto aos bancos.
Outra medida para reduzi o impacto da enchente no setor é a liberação de recurso através do Pronaf Emergencial. Essa linha de crédito é similar ao Pronaf B, com alguns benefícios aos produtores. O crédito é de até R$ 2,5 mil, com juros de meio por cento ao ano, bônus de 25% nas parcelas pagas em dia e prazo de até dois anos para quitar o empréstimo.
Da redação com informações da Agência de Notícias do Acre
O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária, informou na…
A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, e os deputados federais Socorro Neri e Zezinho Barbary,…
Alex de Araújo Lopes, de 24 anos, foi ferido com uma facada na cabeça durante…
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cumulativa…
Nesta quinta-feira (28), o deputado Adailton Cruz, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa…
Aposentados, pensionistas e quem recebe benefícios permanentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão…