Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde composta por médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem num total de 15 pessoas irão passar os próximos 15 dias, a bordo do barco da Secretaria, realizando o atendimento de saúde nos Rios Juruá e Valparaíso.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Lucila Brunetta, esse importante trabalho deixou de ser executado por um período devido a ausência de médicos com a disponibilidade de subir até as cabeceiras dos rios e fazer o atendimento de saúde in locu. Brunetta explicou também que o barco subirá até as derradeiras colocações e de lá virá baixando os rios realizando o atendimento, parando quando necessário nos pontos de apoio já preestabelecidos, pela Secretaria. Além do barco da saúde a secretaria dispõe também de 4 canoas pequenas que se deslocam para fazerem o atendimento dentro dos igarapés onde existem comunidades de difícil acesso.
Durante a viagem além de consultas, obturações e extrações dentárias, serão realizados exames pré-natais, coleta de preventivos, vacinação e coletas de lâminas para detecção de malária, entre outros atendimentos.
Para a Secretária esse atendimento é de primordial importância. “Nós estamos, literalmente, levando a saúde até as comunidades. Com isso, além de reduzir o fluxo de gente nos postos de saúde, nós conseguimos minimizar o sofrimento das pessoas que muitas vezes vem de tão longe e ficam perambulando na cidade em busca de um atendimento. Estamos proporcionando também cidadania”. Brunetta explicou que a equipe alterna 15 dias de atendimento e 15 dias em terra. Após os rios Juruá e Valparaíso será a vez das comunidades dos Rios Juruá Mirim, Liberdade, Campinas e Lagoinha receberem a visita da equipe da saúde.
O prefeito Vagner Sales destaca o compromisso que assumiu com essas comunidades, desde que se propôs a ser chefe do executivo: “é uma questão de honra levar um atendimento como esse aos nossos irmãos ribeirinhos. É um compromisso que nós assumimos e queremos fazer com que esse compromisso seja cumprido. Essas pessoas estiveram desassistidas ao longo dos governos passados e precisam sentir a presença da prefeitura nas suas comunidades; e é isso que nós estamos fazendo”, finalizou.
Marcos Paulo Paz de Freitas, de 47 anos, foi agredido a golpes de ripa na…
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…