Menu

Lideranças da oposição direcionam emendas para desabrigados do Alto Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Antonio Stélio, de Brasiléia


Os deputados federais Flaviano Melo, Márcio Bittar, o senador Sérgio Petecão e os deputados estaduais Chaga Romão e Major Rocha visitaram neste sábado os municípios de Brasiléia e Xapuri para manifestar solidariedade aos desabrigados do Alto Acre.

Publicidade

Em Brasiléia, além de visitar o perímetro que estava submerso, cerca de 95% da cidade, o grupo se reuniu pela manhã com a prefeita Leila Galvão, que fez um relatório da situação no município. “Brasiléia foi vítima de um pequeno tsunami”, resumiu a prefeita.


Com a vazante das águas as marcas da inundação ficaram por toda a cidade que mantém duas mil famílias espalhadas em 30 abrigos. Agora começa a reconstrução da infraestrutura que foi danificada pela alagação.


O deputado Flaviano Melo disse que a hora é de união de todos para pressionar o governo federal a liberar as emendas individuais, dando prioridades para os municípios que foram afetados pelas enchentes.


“Quando governador eu enfrentei uma alagação muito grande e depois dela consegui recursos para obras de saneamento e habitação. Temos que nos unirmos para trazer recursos para as obras de reconstrução”, afirmou Flaviano.


O senador Sérgio Petecão afirmou que somente solidariedade não basta. Para ele é necessário ações concretas. “A verdade é que existem emergências que demandam atitudes de dar assistência aos desabrigados que precisam comer e garantir o mínimo de suas sobrevivências”, afirmou o senador.


O deputado Márcio Bittar disse que a visita das lideranças de oposição não tem nenhum teor político, mas sim de caráter solidário. “Precisamos unir governo e oposição nesta empreitada e destinar recursos para as cidades que foram vítimas desta enchente histórica”, disse Bittar.


A prefeita Leila Galvão informou que está concluindo um relatório completo da situação e que toda ajuda é bem vinda. “Temos quase a metade da população vitimada por esta alagação repentina e muitos perderam tudo, nós temos muito a reconstruir, mas as pessoas terão um desafio mais grandioso, que é o de reconstruir suas próprias vidas”, desabafou a prefeita.


EPITACIOLÂNDIA – A comitiva da oposição também visitou o município de Epitaciolândia onde o prefeito José Ronaldo fez um relato da situação. “São 250 famílias desabrigadas em apenas um bairro. Todos passam por um mau momento, mas estamos trabalhando para amenizar este sofrimento”, disse ele.


Mas o prefeito José Ronaldo fez questão de ressaltar que até o momento não recebeu nenhuma ajuda do governo do Estado. “O governador já esteve duas vezes aqui na região, mas não visitou a nossa prefeitura, e nós não recebemos um litro de combustível sequer”, afirmo o prefeito.


Brasiléia recebeu três mil litros de combustível. Os parlamentares de oposição se comprometeram em alocar emendas para Epitaciolândia. Eles pediram que o prefeito José Ronaldo definisse as priorizadas emergentes.

Publicidade

XAPURI – Em Xapuri os parlamentares oposicionistas se encontram com o prefeito Bira na rua Major Salinas dando assistência aos desabrigados. Eles andaram com o prefeito e verificaram in loco a situação. O prefeito agradeceu a visita e disse que a solidariedade veio em boa.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido