Conecte-se agora

Nível de água do rio Acre já é de 17,54m e continua subindo, diz Defesa Civil estadual

Publicado

em

Salomão Matos
Da redação de ac24horas
[email protected]

No relatório das 9h divulgado pela Defesa Civil Estadual nesta sexta-feira (24), informou que o nível do rio Acre, embora de forma mais lenta continue subindo a cada três horas em média 0,01cm, já marca em sua calha mais profunda 17,54m, faltando somente 0,12cm para alcançara  mesma medição registrada no ano de 1.997 quando o acriano enfrentou a pior enchente da história recente no estado.

Ate o momento, pelos números oficiais do governo, mais de 85 mil pessoas foram afetadas pela enchente.

Acre

15ª Parada do Orgulho LGBT+ do Acre acontecerá dia 25 de setembro

Publicado

em

Segundo o Fórum de ONGS LGBT do Acre, a 15ª Semana Acreana da Diversidade, com o tema “Políticas Publicas pela Cidadania LGBT+!”, será realizada entre os dias 20 a 25 de setembro deste ano.

A abertura ocorrerá no Teatro da Universidade Federal do Acre (UFAC) e durante o encerramento, acontecerá a 15ª Parada do Orgulho LGBT+, com concentração às 14h, na UFAC/CENTRO, na Av. Getúlio Vargas.

Para o dirigente da entidade, Germano Marino, a solenidade tem programação voltada para a busca de políticas publicas de saúde, segurança, educação, cultura, esporte e renda para a melhoria das condições de vida da população LGBT+ do Estado.

“Mais do que nunca é necessário reforçar em 2022, a necessidade de avançarmos e não retroceder na defesa dos direitos desta população, para não deixar que índices, como os recordes no Acre em 2016, com os maiores números de assassinatos e requintes de crueldades com pessoas LGBT+, ocorram”, declarou.

Outras atrações e a participação de artistas locais ou nacionais, serão confirmadas em julho.

Continuar lendo

Acre

“Transformaram a Marcha Para Jesus em um evento político”, diz pastor que apoia Jorge Viana

Publicado

em

Uma das ausências sentidas na Marcha Para Jesus deste ano foi a do pastor Celso Costa, liderança religiosa da região da Baixada da Sobral, que dirige a Igreja Quadrangular Família no Altar, que sempre esteve presente em eventos anteriores, inclusive na organização.

Perguntado pelo ac24horas sobre sua ausência, Celso deixou claro que não foi convidado e criticou a interferência da política no evento religioso. “Eu sempre participei todos os anos e não me interessei em ir porque deveria ter sido um evento da igreja com o apoio do governo, se tivesse interesse em ajudar, mas transformaram a Marcha em um evento da política, de partidos com o apoio das igrejas”, diz o pastor.

Celso Costa diz que recebeu a informação de que o governador Gladson Cameli pediu aos organizadores que ele não tivesse espaço no palco do evento. “O que chegou pra mim foi que uma das situações é que eu não subisse no palanque, já que o governador não sabe dividir essa questão da marcha e da política. igreja é uma coisa, política é outra. Isso não me tira a política, eu sou da Baixada e preciso me posicionar pelas pessoas da comunidade que faço parte”, diz Celso.

O pastor criou polêmica nos últimos dias ao fazer uma postagem onde anuncia apoio ao ex-governador Jorge Viana. “Meu posicionamento político deixou algumas pessoas chateadas, alguns acham que meu posicionamento político me tira do céu, da igreja e não vejo dessa forma. Eu acho que cada um tem o direito de se posicionar, eu sempre deixo bem claro porque ele é crente, porque ele dá Glória à Deus, eu escolho político porque ele é gestor, pela capacidade, seriedade e pelo amor que tem pelo nosso povo. Eu penso, mas respeito quem quer pensar de forma diferente”, afirma o pastor Celso.

Continuar lendo

Acre

Acre ganha 3 Casas da Mulher Brasileira com apoio de Mailza

Publicado

em

Combater a violência contra a mulher. É com esse objetivo que a senadora Mailza (Progressistas-AC) garantiu mais de R$ 5 milhões em emendas para a construção de três unidades da Casa da Mulher Brasileira no Acre: Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia. Mailza destinou também R$ 2,1 (dois milhões e cem mil reais) para adquirir equipamentos eletrônicos e móveis para o espaço que aprimorarão o atendimento.

Nesta segunda-feira, 20, a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Christiane Britto, estará no Acre para anúncio das obras da Casa da Mulher Brasileira e abertura do workshop de capacitação da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Estado do Acre. Christiane participa ainda da entrega das viaturas e armamentos para Polícia Militar e Civil. O ato acontece Palácio Rio Branco às 09h30.

A Casa da Mulher Brasileira está entre as ações do programa “Mulher, Viver sem Violência”, criado pelo governo federal em 2013, por meio do Decreto nº. 8.086. A casa integra diversos serviços de atendimento especializado a mulheres que sofreram algum tipo de violência. Além de recepção, acolhimento e triagem, elas recebem apoio psicossocial, têm acesso à delegacia especializada, juizado especializado em violência doméstica e familiar, promotoria, defensoria pública, serviço de promoção e autonomia econômica, espaço de cuidados das crianças com brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes.

A verba, já liberada para o Acre, é o resultado do esforço da Mailza. A parlamentar ressalta a importância da entidade estar num lugar de fácil acesso para acolher e realizar todos os encaminhamentos necessários para acolher a denúncia e garantir a proteção da mulher em situação de violência. E o mais importante: com atendimento 24 horas e realizado por uma equipe preparada.

“Precisamos ter instituições fortes e preparadas para viabilizar, com qualidade e respeito, condições de melhoria de vida, superação e justiça. A partir da nossa emenda, o Acre terá um grande avanço no combate à violência contra a mulher com a construção da CMB”, afirma.

Ligue 180

O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos fornece a ferramenta do “Ligue 180”, número pelo qual podem ser feitas denúncias de forma gratuita e confidencial. A plataforma também orienta sobre os direitos da mulher e a legislação vigente. Funciona 24 horas por dia, sete dias da semana, inclusive feriados, e pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil e de outros países.

Continuar lendo

Acre

Michelle Melo terá legenda negada para disputar vaga na Aleac

Publicado

em

A VEREADORA Michelle Melo (PDT), foto, lançou ontem a sua candidatura a deputada estadual pelo PDT, causando um alvoroço entre os candidatos do partido. O BLOG tem informações de fontes de dentro do partido de que, caso ela insista nessa candidatura, a Executiva pedetista vai lhe negar legenda. Querem que cumpra o compromisso de sair para deputada federal, sob o argumento que se recuar, o PDT, dificilmente, elegerá alguém para a Câmara Federal. Segundo esta fonte, já foi feita até uma consulta jurídica sobre a situação, que deu direito ao PDT de não ser obrigado a lhe dar legenda, já que ela não é deputada, mas vereadora. Michele pensa diferente. Falou ontem ao BLOG que é vereadora, está filiada, e não há nenhum impedimento de lançar a pré-candidatura a deputada estadual. Para ela, é decisão tomada. O presidente do PDT, Emylson Faria, se disse surpreso com o anúncio da candidatura da vereadora Michelle à ALEAC. Revelou que tem um encontro marcado para a próxima quarta-feira, em Brasília, com ele, a vereadora Michelle Melo (PDT), o deputado federal Jesus Sérgio (PDT), o presidente nacional Carlos Lupi, para discutirem a chapa para deputado federal, por isso só quer se pronunciar a respeito depois desse encontro. Perguntado se a vereadora Michelle não for ao encontro, já que definiu pela candidatura a estadual, o presidente Emylson Farias foi lacônico: “Sou do tempo que quando se a palavra se cumpre”.

JESUS APAVORADO
O BLOG tem informações de que o deputado federal Jesus Sérgio (PDT) ficou apavorado com o lançamento da candidatura da vereadora Michelle Melo (PDT) a deputada estadual, porque a sua reeleição fica comprometida, já que sem a vereadora, o PDT teria uma chapa muito fraca. Parte dele a pressão para que o PDT pressione a vereadora Michelle a recuar da decisão.

CANDIDATOS À ALEAC TAMBÉM PRESSIONAM
Quem também integra a frente de pressão para impedir a vereadora Michelle (PDT) de ter a legenda negada para deputada estadual, são os candidatos a deputado estadual. O argumento principal é que, com a sua entrada muda a regra do jogo e ela tiraria uma das vagas do grupo.

OU TUDO OU NADA
O GRUPO do PP que quer tirar a senadora Mailza Gomes (PP) da presidência do partido, e impedir que dispute novo mandato, vai embarcar amanhã para Brasília, para tentar convencer a direção nacional a fazer a mudança.

MUITO CONFUSO
NÃO DÁ nem para se tirar uma opinião sobre que grupo sairá vencedor desta briga, o quadro é muito confuso. O certo é que o impasse está trazendo prejuízo ao PP, que até o momento está sem um presidente nomeado.

ERA PARA SÓ FALAR EM DEUS
OUVI ontem de Pastor evangélico importante, uma espécie de revolta pelo fato de alguns colegas terem desvirtuado um movimento que deveria ser apenas religioso, como a Marcha para Jesus, para um ato de apoio ao Bolsonaro. E, atribuem a isso, o fato do público presente ao ato ficar abaixo do esperado pela direção.

DEFESA DA SIMONE
O MDB vai exigir dos seus candidatos lealdade na campanha, na defesa da candidatura da senadora Simone Tebet (MDB) para a presidência da República. O tom deverá ser dado pelo presidente Flaviano Melo (MDB).

ASSUNTO PENDENTE
CONTINUA um assunto pendente dentro do grupo palaciano, sobre que candidato o Gladson Cameli vai apoiar para o Senado. A sua preferência é pelo deputado federal Alan Rick (União Brasil). Também está no jogo a candidatura da Márcia Bittar (PL). Mas nada vai avançar antes de se saber quem ficará com o comando do PP.

NÃO PODE FICAR NOS MEDALHÕES
VEJO como importante para qualificar o debate político as candidaturas ao governo do David Hall (AGIR) e do Nilson Euclides (PSOL). A política não pode viver somente de medalhões, porque caso contrário não oxigena o poder.

CANDIDATOS DEFINIDOS
O PREFEITO Tião Bocalom tem dois candidatos que deve apoiar nesta eleição, já definidos: o senador Sérgio Petecão (PSD) para governador e para senadora a Mailza Gomes (PP). Argumenta que, é leal a quem lhe foi leal.

EMPURRAR ATÉ A CONVENÇÃO
O Jorge Viana (PT) vai disputar o Senado, é assunto fechado. Mas vai empurrar o anúncio até as convenções regionais de julho, quando a decisão será oficializada.

APOIO IMPORTANTE
ESTÁ quase fechada em Brasiléia, a parceria para eleição entre o ex-vereador Joelso Pontes e o ex-prefeito Deda, para o apoio à reeleição da deputada Maria Antônia (PP).

NÃO VEJO NENHUM RECUO
MUITOS são os comentários de que o governador Gladson pode não disputar a reeleição. Mas não vi até o momento o mínimo indício de que isso possa ocorrer.

MULHERES DO PSD
Lene Petecão, Rosana Nascimento, Jezuíta Arruda, Dra. Suelen, são os nomes postos de mulheres que vão disputar vaga de deputada federal pelo PSD, nesta eleição.

VAGA FICA ABERTA
O MDB deve deixar aberta a vaga de vice na chapa da Mara Rocha (MDB) ao governo, na esperança de uma aliança com o senador Márcio Bittar (União Brasil), que neste caso indicaria o nome para ocupar o espaço.

ACABOU A ATOLAGEM
AS NOVAS regras eleitorais, que proíbem as coligações proporcionais, obrigam os partidos a terem chapas próprias e bons candidatos para a ALEAC e Câmara Federal. Acabou a mamata de candidato se eleger deputado, com mixaria de votos, encangado em coligações, como na última eleição. Agora, é café no bule.

FRASE MARCANTE
“O amor é invisível e entra e sai por onde quer, sem que se peça conta dos seus atos”. Miguel de Cervante.

BOM DOMINGO A TODOS

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!