O Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC), por meio da 1ª, 2ª e 3ª Promotorias de Defesa da Infância e Juventude e a 1ª Promotoria de Justiça Cível, ajuizou uma ação civil pública com pedido de antecipação de tutela, que visa proteger crianças e adolescentes em situação de risco em decorrência da cheia do rio Acre. A medida é para que os pais saiam com seus filhos das áreas alagadas ou permitam que eles sejam retirados e levados para lugar seguro pelo Estado.
O MP/AC constatou que existe um grande número de famílias que estão com suas casas alagadas, mas que insistem em permanecer com medo de ter seus pertences roubados. A atitude representa um risco para crianças e adolescentes que ficam expostos a doenças infectocontagiosas, a violência (principalmente sexual), e até mesmo ao risco de perderem suas vidas por afogamento.
Está sendo realizado um trabalho de sensibilização junto a essas famílias, mas em último caso, mesmo contra a vontade dos pais, as crianças e adolescentes poderão ser retiradas do local de perigo e abrigadas no Educandário Santa Margarida ou para casa de familiares.
Se a ACP for acatada, representantes do Ministério Público, Poder Judiciário, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e das Defesas Civil Estadual e Municipal poderão apreender e encaminhar essas crianças para acolhimento institucional. Em caso de resistência, os pais poderão ser responsabilizados.
O “Movimento Anistia Já” reuniu centenas de simpatizantes e patriotas no fim da tarde desta…
Ao cumprir dois mandados de prisão nesta sexta-feira, 29, a Polícia Penal, Polícia Militar, Polícia,…
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas…
Mari Fernandez contou que precisou perder peso por conta de sua rotina agitada de shows.…
Nesta sexta-feira, 29, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizou uma reunião virtual para…
O cantor Luan Santana se casou com Jade Magalhães na quinta (28), numa cerimônia intimista…