Menu

Em janeiro, Acre demite mais do que contrata, revela pesquisa do Ministério do Trabalho

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Estado do Acre, governado pelo petista Tião Viana, teve redução em seus níveis de empregos em quase todos os setores da economia. Os dados são do Ministério do Trabalho. Em janeiro, o número de demissões foi maior do que o de admissão (-240 postos).


Segundo os dados do CAGED, em janeiro de 2012 foram eliminados 240 empregos celetistas, o que representa uma variação negativa de 0,32% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Tal desempenho foi proveniente da redução do emprego principalmente nos setores do Comércio (-178 postos) e Serviços (-55 postos).

Publicidade

Na série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, no acumulado dos últimos doze meses, o montante de empregos gerados atingiu 4.695 postos de trabalho, correspondendo a um aumento de 6,60%.


O município de Cruzeiro do Sul, com relação à capital, teve variação positiva de 0,89%. Foram admitidos 189 postos e demitidos 125 no mês de janeiro. Em Rio Branco, dos 1.649 postos admitidos, 1980 foram demitidos no início do ano. Uma variação negativa de -0,58%.


Ainda segundo o Ministério do Trabalho, Rondônia foi o estado da região com melhor desempenho, devido ao crescimento do emprego principalmente na Construção Civil (1.250 novos postos) e Agropecuária (88 novos postos). Em seguida, Tocantins apresenta saldo de 691 empregos celetistas, provenientes principalmente do aumento do emprego no setor de Serviços (564 novos postos) e Agropecuária (142 novos postos). Os estados do Pará e Amapá também tiveram desempenho positivo, com criação de 630 e 133 novas vagas, respectivamente.


Em dezembro de 2011, a região apresentou saldo negativo de mais de 20 mil postos de trabalho. Já nos últimos doze meses, o Norte do país apresentou a melhor taxa de crescimento, entre todas as regiões, com saldo relativo de 7,95%, em relação ao estoque anterior, e criação de 125.011 novas vagas de emprego.


Jairo Carioca,
com informações do Ministério do Trabalho


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido