Salomão Matos
Da redação de ac24horas
[email protected]
O relatório diário da Defesa Civil no Acre, emitido na manhã desta sexta-feira (17), com informações sobre os nível dos rios que banham o Estado, não trás boas notícias.
Além da capital Rio Branco, que encontra-se praticamente com toda parte baixa da cidade debaixo d´água pela enchente do rio Acre, que está marcando 16,54m, as cidades de Sena Madureira, Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul também sofrem com a enchente.
No interior não há números oficiais de desabrigados, mas na capital acriana já são quase 3 mil pessoas atingidas pela enchente do rio Acre, num total de 696 famílias que encontram-se nos abrigos improvisados no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco e no SEST/SENAT, no Segundo Distrito.
Em Sena Madureira, o rio Iáco também transbordou e esta com seu nível de água, quase dois metros além da cota considerada de alerta, marcando 16,53m e o nível do rio Juruá, que banha a cidade de Cruzeiro do Sul, marca na régua de monitoramento 11,90m.
Segundo ainda informações da Defesa Civil, os rios no Acre vão continuar enchendo, tendo em vista o rio Purus, no Amazonas, onde o rio Acre deságua subiu bastante, medindo em torno de 19m, fazendo o fenômeno do represamento das águas impedindo a vazão.