A estratégia de Kassab, segundo o senador Jorge Viana

BRASÍLIA – Amigo do ex-presidente Lula, o senador Jorge Viana (PT-AC) diz que o prefeito Gilberto Kassab (PSD) jogou os petistas numa “crise existencial” por causa da oferta de apoio à candidatura de Fernando Haddad. “Kassab nos deixou numa sinuca. Esse prefeito está dando um baile de política tanto no PT como no PSDB.” Ex-governador do Acre, eleito pela primeira vez graças a uma aliança com o PSDB, Viana sempre comprou briga com o PT por seu pragmatismo. Agora, porém, não tira a razão da senadora Marta Suplicy (PT-SP), para quem a parceria com Kassab – que esteve ontem com a presidente Dilma Rousseff – virou um pesadelo.
Leia texto completo AQUI
Cotidiano
Protótipo de viaduto é retirado da Expoacre após público transitar pela estrutura sem permissão

O governo do Acre decidiu retirar do Parque de Exposições Wildy Viana a estrutura que representa o Complexo Viário Avenida Ceará/Avenida Getúlio Vargas, a qual tinha como intuito expor, em formato grande, como será o primeiro viaduto estadual.
Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), a retirada visa promover a segurança de todo o público da Expoacre 2022, já que estavam havendo atos constantes de desobediência e desrespeito. “Diversos indivíduos estavam subindo em uma estrutura que não foi construída para suportar o peso da circulação de pessoas e, principalmente, de carros e motos”, afirma o gestor da Seinfra, Cirleudo Alencar.
A Seinfra garante ter colocado diversos limites para evitar que pessoas subissem na estrutura que não suporta peso elevado, entretanto, muitos seguiram arriscando suas vidas e gerando também um risco à segurança dos demais presentes na maior feira de agronegócios do estado.

Uma confusão entre vereadores de Xapuri ocorrida na sessão desta terça-feira (2), quando pelo menos três dos representantes do povo discutiram acirradamente durante os trabalhos, terminou com uma acusação de intolerância religiosa contra o vereador Alcemir Teodózio (União Brasil).
De acordo com a candomblecista e mãe de santo Awraomin Pantera, o vereador se dirigiu a ela com insultos após o tumulto que ocorreu instantes antes. Ela é diretora de Cultura do município e os ânimos se exaltaram em razão de Teodózio ter questionado a destinação de recursos da Lei Aldir Blanc na cidade.
O vereador havia pedido que Pantera fosse retirada da plateia após ela se manifestar durante as informações que eram prestadas pelo secretário municipal de Cultura, Jorge Ferreira, a pedido do próprio Alcemir Teodózio. A confusão começou depois que a Mesa Diretora não atendeu à solicitação do parlamentar.
A religiosa de matriz africana afirma que depois da sessão o vereador tentou tomar satisfações com ela, que se recusou a falar com ele em razão da condição de desequilíbrio e alteração emocional que o político aparentava. Foi então que, segundo ela, ela passou a ofender a sua religião.
“Quando foi lá fora, eu disse que não queria conversar porque ele é um desequilibrado. Então ele falou que estava munido do espírito santo e que o deus que eu sigo é do capeta, do demônio. Disse também que ele estava ali porque Deus havia colocado ele ali e que eu tinha que sofrer porque sou do demônio”, afirmou.
Awraomin Pantera disse ao ac24horas que registrou boletim de ocorrência na Delegacia Geral de Xapuri por intolerância religiosa e injúria racial contra o vereador e afirmou que pretende processá-lo. Ela também afirmou que essa não é a primeira vez que é vítima de ofensas da parte de Alcemir Teodózio.
Procurado, o vereador negou as acusações da religiosa. Ele disse que não faltou com respeito à religião dela e afirmou que o problema se deu porque ela não poderia, segundo o Regimento Interno da Câmara, se manifestar da plateia, como aconteceu, razão pela qual pediu a sua retirada.
“Com relação a isso eu estou tranquilo, pois em nenhum momento eu desrespeitei a religião dela. Eu só falei que Jesus a ama, e ama mesmo, o Espírito Santo de Deus ama a todos. A gente não pode agredir a fé de ninguém, a religião de ninguém, e toda acusação tem que ter provas testemunhais e isso ela não vai conseguir”, garantiu o vereador.
Sobre a confusão ocorrida durante a sessão, Alcemir explicou que o problema se deu por conta do desrespeito ao Regimento Interno da Câmara, quando a diretora de Cultura se manifestou da plateia e a Mesa Diretora não atendeu aos pedidos que ele fez para que a norma interna da Casa fosse obedecida.
“Em vez de fazer cumprir o regimento, os vereadores partiram para cima de mim, concordando com a manifestação da pessoa que estava na plateia, infringindo a lei”, argumentou.
Na rede
Ponte do Viola está em fase final da obra e já permite acesso de veículos e pedestres no Ramal dos Caetanos

O governo do Estado, por meio do Deracre e a prefeitura de Mâncio Lima já estão em fase final da obra de construção da Ponte do Viola, que fica no Ramal dos Caetanos, entre e o município e a cidade vizinha, Rodrigues Alves.
A nova ponte, sobre o Igarapé Branco, com pouco mais de 25 metros de extensão, vai garantir o acesso de mais de 300 produtores rurais que vivem no Ramal e garantir o escoamento da produção agrícola.
O prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima, disse que mesmo a ponte sendo responsabilidade da prefeitura de Rodrigues Alves, se mobilizou junto ao governo, para garantir a travessia dos moradores locais.
“Aqui é fruto de um esforço conjunto do governo do Estado, Deracre e da Prefeitura de Mâncio Lima, era uma reivindicação antiga nossa que agora se concretiza. Naquele momento a população pedia uma minirreforma, porém, juntamos os esforços e construímos uma ponte nova, segura feita com madeira de qualidade. A ponte já oferece trafegabilidade restando apenas os últimos detalhes para a conclusão final”, destacou Isaac.
O gerente Regional do Deracre no Juruá, José Mauri, lembrou que o Departamento foi procurado pelo prefeito Isaac Lima , em busca da reconstrução ponte mas que foi necessário aguardar as condições financeiras e meteorológicas que permitissem o início da tão sonhada obra.
“Além da construção de pontes também estamos trabalhando na recuperação de ramais de Mâncio Lima e o prefeito Isaac Lima pediu que mesmo os que fazem parte de Rodrigues Alves sejam beneficiados”, pontuou Mauri.

IMAGENS ILUSTRATIVAS
Alguns animais que participaram da prova de laço no dia 31 de julho, durante torneio ocorrido no Parque de Exposições Wildy Viana, na Expoacre 2022, tiveram de ser retirados da competição por terem sofrido ferimentos. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), que fiscaliza possíveis crimes ambientais e maus-tratos aos animais nos nove dias de Feira Agropecuária em Rio Branco.
O município não informou quantos foram os animais, mas afirma que vem atuando com fiscalização nos rodeios, vaquejadas e prova de laço, assim como os animais expostos ao público. O auditor fiscal de meio ambiente, Marconde Ferreira, conta que durante a cavalgada não foi constatado nenhuma ocorrência de maus-tratos.
“Porém, alguns animais, por conta da prova de laço, estavam com pequenos ferimentos, mas já foram tomadas as medidas cabíveis. Os mesmos foram separados e não entraram mais na prova”, finalizou.
-
DISPUTANDO AS ELEIÇÕES
Em Brasília, Vanda Milani recebe apoio durante Convenção Nacional do PROS
-
POLÊMICA NAS REDES
Vídeo mostra blogueira do Acre fazendo suposto uso de substância parecida com “loló”
-
IMPORTANTE
Vereador de Rio Branco propõe criação de escolas para autistas no Acre
-
Cotidiano
Garoto de 4 anos toca berrante e chama atenção na Cavalgada da ExpoAcre 2022
-
PANCADA FORTE
Vídeo mostra mulher sendo arremessada por carro em acidente
-
SE DEU MAL
Homem tenta ferir policiais com faca e é ferido com cinco tiros
-
É UMA ORDEM
Cartórios são obrigados a informar nascimento sem identificação de paternidade à Defensoria
-
Destaque 6
Termina hoje prazo de inscrição em concurso de recenseador do IBGE