Categories: Cotidiano

Acre é medalha de Ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

Published by
Roberto Vaz

Pela primeira vez o Estado do Acre é medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. O resultado saiu na última segunda-feira, 13, e consagrou a estudante Larissa Bruna Carvalho de Sousa, da Escola Antonia Fernandes de Moura, em Santa Rosa do Purus, como vencedoras nessa modalidade. Ao todo, foram 80 mil alunos inscritos em todo o Estado.


A Olimpíada de Matemática tem como objetivo estimular os alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais a renovar o interesse por essa ciência e despertar o espírito de competição saudável que existe dentro de cada um. Na competição, o aluno é desafiado a demonstrar sua capacidade de resolver problemas matemáticos que envolvem não só o raciocínio lógico, mas também a sua habilidade de interpretar textos e imagens. Desse modo, há o despertar de um aprender significativo e, consequentemente, do gostar de estudar/entender matemática.


O coordenador da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas no Acre, Severino Correia, avalia que, “para um aprender significativo, é fundamental que o aluno experimente, seja desafiado, arrisque, questione, manipule, busque a solução, desenvolva métodos de resolução e, só então, valide-os formalmente”.


O Acre tem participado de forma significativa na Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP). É uma iniciativa que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país. Além da medalha de ouro, o Estado foi contemplado com mais 16 medalhas de bronze (10 do ensino fundamental e seis do ensino médio).


A OBMEP é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Ministério da Educação (MEC), é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Suas atividades vêm mostrando a importância da matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.


Premiação


O aluno vencedor é contemplado com uma bolsa de iniciação científica no período de um ano, com bolsa de R$ 100, e ainda participa de estágio com duração de 10 meses com material e professores preparados pela OBMEP. Além dos alunos, escola e professores também são premiados pelo desempenho de seus alunos. Nesse quesito, foram premiados três professores e quatro escolas acreanas distribuídas em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Santa Rosa do Purus. Os vencedores ganharam computadores portáteis com programas de matemática e kits de projeção móvel.


Objetivos Principais da OBMEP


    • Estimular e promover o estudo da matemática entre alunos das escolas públicas.
    • Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.
    • Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e    tecnológicas.
    • Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.
    • Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e sociedades científicas.
    • Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Unicef incentiva adolescentes a tirar título de eleitor

A um dia do final do prazo para tirar o título de eleitor, o Fundo…

07/05/2024

Globo cancela Profissão Repórter sobre Madonna por cobertura das chuvas no RS

A Globo resolveu cancelar a exibição do Profissão Repórter desta terça-feira (7) para aumentar a…

07/05/2024

Afetados por desastres naturais no Acre têm até 31 de maio para renegociar dívidas

Produtores rurais do Acre que foram afetados por intempéries climáticas ou queda de preços agrícolas…

07/05/2024

Homem tem bicicleta furtada em frente ao prédio da Defensoria Pública do Acre

Raimundo Lopes, de 47 anos, saiu de casa na manhã desta terça-feira (7) em direção…

07/05/2024

Carlinhos Maia sobre enchentes no RS: “Vou parar pra ficar sofrendo?”

O influenciador Carlinhos Maia está sendo criticado após dizer que não vai parar de produzir…

07/05/2024

Vereador empresta moto oficial e veículo é apreendido com condenado por tráfico

O presidente da Câmara de Vereadores de Capixaba, no interior do Acre, Jair Vieira Garcia,…

07/05/2024