Menu

Juros e correção

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ex-prefeito de Brasiléia, Aldemir Lopes, que comanda o PMDB no Vale do Acre, diz que vai aguardar o presidente do PSDB, Márcio Bittar, cumprir sua palavra que em Brasiléia os tucanos não terão candidato a prefeito. Se não cumprir tem pronto o troco com juros e correção: o PMDB, não apoiará os candidatos a prefeito do PSDB em Epitaciolândia e Assis Brasil.


Goela abaixo


O PSDB quer empurrar em Brasiléia, goela abaixo, sem a mínima chance de vitória, o professor Emerson Leão (PSDB) a prefeito, numa imposição do deputado Werles Rocha (PSDB).


Fora de cogitação


Perguntei ao governador Tião Viana se havia chance de o candidato do PT, José Alvanir, ser sacado para que o delegado Messias Ribeiro (PSDC) o substituísse e a resposta foi negativa.


Mesmo pensamento


O mesmo pensamento é o do assessor político do PT, Nepomuceno Carioca.


Não há como


Ontem pela manhã conversei ainda com duas outras importantes figuras do PT a este respeito e todas negaram haver a possibilidade, por ser José Alvanir, segundo eles, escolha do partido.


Única saída


Privo da amizade do Messias Ribeiro e se puder dar-lhe uma sugestão, anote: esqueça ser o candidato da FPA, se quiser disputar a prefeitura de Brasiléia, tem de ser por uma terceira via.


Imbatível no besteirol


Pode até aparecer  esse ano outra peça publicitária que bata em besteirol esta peça da “Companhia de Selva” sobre o carnaval do governo na “Amadeo Barbosa”, mas será difícil.


E-mail


E-mail enviado à coluna: “Luis Carlos, o Fernando Melo, em termos de quebra da unidade partidária, é a Perpétua Almeida da oposição, a única diferença é a saia e a flor no cabelo”.


Outra diferença


O leitor esqueceu outra diferença, a Perpétua Almeida é bem mais bonita que o Fernando.


Outro e-mail


Esse e-mail veio de Plácido de Castro: “o Motinha, candidato do PP em Plácido de Castro, é tão simpático, tão querido, que numa eleição simulada no seu comércio, não teve um voto”.


Espatifado geral


Em Plácido de Castro a oposição está um espatifado geral, há quatro candidatos a prefeito, alguns mal têm o próprio voto, e todos se achando sem ser, a última bolacha do pacote.


Bola com o PCdoB


Soube ontem que, na sua chegada, sexta-feira, o governador Tião Viana deverá cobrar do PCdoB, uma posição final para após o carnaval, sobre o apoio ou não a Marcus Alexandre.


Mais fácil


E pela conversa que tive ontem pela manhã com um importante assessor petista, é mais fácil cair uma nevasca no Acre que o PT retirar a candidatura à PMRB de Marcus Alexandre (PT).


Erro de estratégia


Na avaliação dessa fonte, isolada na FPA, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) é hoje candidata a prefeita dela mesmo, e comete um erro de estratégia: insistir em esticar a corda.


Esperando o troco


Um aliado da deputada federal Antonia Lucia (PSC) explicava ontem sua nova tendência pró-PT: “ela espera em troca o PT usar o prestígio nacional para livrá-la da cassação no TSE”.


Prego sem estopa


Ontem, sua emissora, a RBN, abriu o microfone para uma longa entrevista com o candidato do PT a prefeito da Capital, Marcus Alexandre. Antonia Lucia nunca deu prego sem estopa.


Fato a analisar


Há um fato que não está sendo analisado pelo PT nesse bater de pé da deputada federal Perpétua Almeida: ela tem o aval total da direção nacional do PCdoB para ser candidata.


Tem que seguir


O PCdoB funciona diferente. Se a direção nacional determinar que a candidatura da Perpétua Almeida está mantida, mesmo não sendo o desejo da direção regional, o espatifado está feito.


Entrega na pauta


Tanto é que o deputado Moisés Diniz (PCdoB) já admite deixar a liderança do governo se isso ocorrer. E a tendência natural é o PCdoB entregar todos os seus 152 cargos no governo.


Aula de ética


Quem tem adotado uma postura ética sobre o assunto é o secretário de Indústria, Edvaldo Magalhães, que se afastou da direção do PCdoB para não entrar no debate político.


Fim da unidade


Se a direção nacional do PCdoB manter o apoio incondicional à candidatura da deputada federal Perpétua Almeida o racha com o PT está sacramentado e é o fim da unidade da FPA.


Dias decisivos


Os dias seguintes após o carnaval serão decisivos para a unidade da FPA.


Uma frase


Não chamem o senador Sérgio Petecão (PSD) e Tião Bocalon (PSDB) para o mesmo tacacá


Tudo que queria


O PSDB e o PMDB só estão se entendendo num ponto político: torcem para que a FPA tenha duas candidaturas á PMRB, da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) e do engenheiro Marcus Alexandre (PT). É que isso abriria uma chance concreta da oposição chegar no segundo turno com Fernando Melo (PMDB) e Tião Bocalon (PSDB), fato descartado com a FPA unida.


Por Luis Carlos Moreira Jorge


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.