O ex-prefeito Vando Torquato poderá perder os direitos políticos por até cinco anos. É o que pede o Ministério Público Estadual, dentre as várias punições para o político. Além dele, a ex- secretária de Administração de Tarauacá está sendo acusada de prática de nepotismo.
Na última sexta-feira (13), o MPE ajuizou uma ação civil pública em desfavor do ex-prefeito e sua assessora. Uma representação feita pelo Sindicato dos Servidores da Educação (Sinteac), Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STR) e Sindicato dos Servidores Municipais fez com que o MP/AC instaurasse um inquérito civil. A investigação apontou que os gestores nomearam parentes para cargos comissionados da Prefeitura de Tarauacá, contrariando os princípios que regem a administração pública e o Supremo Tribunal Federal (STF).
As promotoras de Justiça Eliane Misae Kinoshita e Nicole Gonzalez Colombo Arnoldi afirmam na ACP que tanto o ex-prefeito como ex- secretária foram alertados a respeito de situações de nepotismo e orientados a exonerar os servidores com vínculo de parentesco contratados sem concurso.
Entre as punições, o MP/AC pediu que fossem suspensos os direitos políticos dos gestores por até cinco anos e o pagamento de multa de até cem vezes o valor da remuneração recebida irregularmente.
Da redação, com informações da Agência de Notícias MP/AC
Durante o programa CB.Poder — uma parceria entre o Correio Braziliense e a TV Brasília…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
O Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) está disponibilizando 98 vagas de emprego nesta…
O eleitor da capital já se manifestou nas urnas reprovando esta legislatura da Câmara Municipal…
A previsão para esta sexta-feira, 29, no Acre, indica um dia quente, com sol e…
Uma motocicleta que havia sido roubada na noite anterior, foi recuperada pela Polícia Militar nessa…