Os produtores rurais que contraíram financiamento do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e estão inadimplentes devem ficar atentos ao prazo para renegociação da dívida, que termina no dia 29 deste mês.
O Banco da Amazônia acredita que grande parte dos que contrataram as linhas de crédito deverá comparecer a uma agência para ter acesso aos benefícios da renegociação. O Conselho Monetário Nacional (CMN) reduziu a exigência de documentos a serem apresentados nos pedidos de refinanciamento.
Dentre as vantagens está a não apresentação de laudo técnico para comprovar a incapacidade de pagamento, que antes era exigida. O agricultor precisa entregar apenas um termo de adesão.
Em novembro de 2011, o Conselho Monetário Nacional institui uma linha de crédito para investimentos, criada especialmente para recompor e renegociar dívidas de produtores familiares em operações de crédito do Pronaf e do Proger Rural.
A nova linha de crédito vale para produtores inadimplentes em operações de custeio e investimento. O limite de crédito por agricultor é de R$ 30 mil, com prazo para pagamento de até 10 anos e taxa de juros de 2% ao ano. Ao contratar a operação, os agricultores deverão pagar, no mínimo, 3% do valor total da dívida.