Conecte-se agora

Descaso continua, morrem mais duas crianças indígenas

Publicado

em

Jairo Carioca,
da redação de ac24horas
[email protected]

Depois da morte de doze crianças que moravam em aldeias próximas à cidade de Santa Rosa do Purus, semana passada mais duas crianças vieram à óbito. A informação é do filosofo indigenista Lindomar Padilha. Mais quatro crianças: .C.K de um ano, na Aldeia Moema, povo Hunikui; C.L.K de oito meses, aldeia Porto Rico, povo Hunikui; F.J  de sete meses, Aldeia Estirão, povo Jaminawa e outra criança de apenas oito meses, da Aldeia Aliança encontram-se em estado grave.

Os sintomas são os mesmos: diarreia aguda e vômito. Ainda de acordo as informações postadas em seu blog, o número de mortes ultrapassa vinte e dois. Padilha critica a ação da Secretaria Especial de Saúde Indígena – Sesai e diz que o órgão tenta esconder o número de óbitos.

– O que mais intriga é que essas crianças estão morrendo mesmo com a “ação emergencial” apresentada pelas Sesai (Secretaria Nacional) e Secretaria Estadual de saúde, cujo cronograma previa ações, como a distribuição de 145 filtros de água, até o último dia três. Ou seja, em plena atividade dos profissionais de saúde as crianças continuam morrendo, ainda mais agora que terminou o prazo previsto para as tais ações emergenciais – postou Lindomar Padilha.

Acre

Bittar entrega laboratórios móveis adquiridos com sua emenda

Publicado

em

O senador Marcio Bittar (União Brasil) fez questão de participar, nesta segunda-feira (20), da abertura oficial do ano letivo 2023 para 100 mil alunos do ensino fundamental da rede estadual de ensino. O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), ocorreu na quadra da escola Padre Diogo Feijó, em Rio Branco.

Durante o evento, foram entregues aos estudantes dois laboratórios móveis, adquiridos por meio de emenda parlamentar do senador Marcio Bittar. Os equipamentos serão utilizados no ensino das disciplinas de ciências, física e química.

O total do investimento é de aproximadamente R$ 4 milhões. Nessa primeira etapa, serão distribuídos 50 laboratórios pedagógicos móveis, abrangendo 27 escolas de ensino fundamental, tanto urbanas quanto da zona rural, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

“O que me realiza é trazer resultados concretos do meu mandato. O gabinete sempre estará aberto ao governador do meu estado, aos políticos do meu estado, àqueles que representam o nosso estado”, declarou Bittar.

Conforme destacaram os representantes do governo e os professores presentes, a entrega dos laboratórios móveis marca o início de um novo ciclo na educação do estado do Acre, já que os laboratórios oferecem a oportunidade de se aliar a teoria à prática.

“São investimentos como esse, capazes de garantir educação de qualidade aos alunos acreanos, que fazem com que eu me sinta cada vez mais disposto e empenhado para trazer recursos para o Acre”, concluiu o senador Marcio Bittar.

Continuar lendo

Acre

Petecão cobra ações de ministro para desinterdição da BR-364

Publicado

em

O Senador Sérgio Petecão, do PSD/AC, esteve presente em uma audiência pública ocorrida na manhã desta terça-feira (21) na Comissão de Infraestrutura e Desenvolvimento Regional do Senado, junto com o Ministro dos Transportes, Renan Filho. Durante a audiência, Petecão cobrou ações imediatas do Ministério para desinterdição da BR-364 no distrito de Extrema, em Porto Velho-RO.

Segundo o Senador, a rodovia está interditada desde o último domingo (19) após crateras se abrirem no meio da via, o que tem causado diversos transtornos, principalmente para o estado do Acre, que se encontra isolado por terra há mais de 24 horas.

Petecão também cobrou esclarecimentos sobre os valores que serão enviados para a manutenção da BR-364 no trecho de Rio Branco a Cruzeiro do Sul. Ele afirma que o trecho está praticamente intrafegável e que, em diferentes ocasiões, foram anunciados valores diferentes para a sua manutenção, gerando dúvidas sobre a veracidade das informações repassadas.

O Senador está indo hoje para Cruzeiro do Sul e afirma que precisa levar essa informação porque o povo da região está isolado e precisa de soluções imediatas. O Ministro dos Transportes, Renan Filho, se comprometeu a tomar providências para a desinterdição da BR-364 e para a solução dos problemas de manutenção da rodovia, buscando garantir a segurança dos motoristas e a mobilidade da população.

Continuar lendo

Acre

Neném defende consulta ao TCE antes de propor reajuste salarial

Publicado

em

Após mais de uma hora de reunião nesta terça-feira, 21, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Raimundo Neném (PSB), declarou que é contra a proposição de reajuste salarial dos vereadores e do prefeito Tião Bocalom.

Segundo o parlamentar, é necessário que haja primeiro uma consulta aos órgãos de controle. “Sou contra esse aumento, primeiro deve haver uma consulta ao TCE e a procuradoria da casa já pediu uma reunião”, comentou.

O líder do prefeito Tião Bocalom, vereador João Marcos Luz (MDB), declarou que a reunião serviu para haver um alinhamento político na Casa Legislativa. “Chegamos a um consenso e só vamos colocar o projeto em pauta após a consulta ao TCE”, declarou.

Continuar lendo

Acre

Vereadores pressionam presidência da Câmara por aumento salarial

Publicado

em

Em uma reunião feita a portas fechadas nesta terça-feira, 21, o presidente da Câmara Municipal, vereador Raimundo Neném (PSB), vem sendo pressionado pelos demais parlamentares a colocar em pauta dois projetos de lei que visam reajustar o salário dos 17 vereadores, do prefeito Tião Bocalom e secretários.

Segundo informações apuradas pelo ac24horas, vereadores da base governista da prefeitura cobram que o projeto possa entrar em pauta o quanto antes. Com isso, o salário dos vereadores deverá aumentar para mais de R$ 17 mil.

Outra reclamação é quanto ao salário do prefeito da capital que precisa ser reajustado. A vereadora Lene Petecão (PSD), contou que vários servidores municipais estão pedindo a proposição da Lei no Poder Legislativo. “Eles querem que o salário do prefeito aumente porque estão tendo que devolver valores devido a defasagem dos salários”, declarou.

Como uma solução ao impasse, os parlamentares devem se reunir com o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Ribamar Trindade, para analisar a legalidade dos projetos. Caso haja consenso, os PLs devem tramitar na Câmara Municipal ainda durante a semana.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas