Categories: Cotidiano

Demarcação de terras indígenas poderá ter que passar pela aprovação do Congresso Nacional

Por
Thais Farias



Brasília – As demarcações de reservas indígenas, que hoje são feitas exclusivamente pelo Poder Executivo, poderão ter que passar pela aprovação do Senado Federal ou do Congresso Nacional. Com esse objetivo, propostas de emenda à Constituição (PEC) estão tramitando no Senado e também na Câmara dos Deputados. Uma delas, de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), está pronta para ser votada pelo Senado. Se aprovada seguirá para apreciação da Câmara.


A PEC dá ao Senado a competência privativa para aprovar os processos de demarcação de terras indígenas. Ela também determina que a demarcação dessas áreas ou de unidades de conservação ambiental respeite o limite de 30% do território de cada estado.


Para Mozarildo Cavalcanti, é justo que os estados, por meio de seus senadores, opinem sobre esse tipo de demarcação. “Nós estamos em uma Federação. A demarcação significa confisco de terra dos estados, e quem representa os estados é o Senado. Ele já é consultado sobre assuntos muito menores, como indicações de autoridades e liberação de créditos”, disse o senador.


A proposta prevê que o Senado precisará referendar a demarcação feita pela União, mas a parte técnica continuará sendo feita pelos órgãos técnicos do Executivo, como a Fundação Nacional do Índio (Funai). Apesar disso, o senador questiona a maneira como essas demarcações vêm sendo feitas e acha “suspeita” a forma como as áreas são delimitadas. “No caso de Roraima e de Rondônia, coincidentemente o mapa das reservas se sobrepõe aos mapas das reservas minerais”, declarou.


Por isso, ele acredita que é importante que as comissões permanentes do Senado, como a de Constituição e Justiça (CCJ) e a de Assuntos Sociais analisem e emitam parecer sobre as demarcações. Para o senador, essa seria uma forma de pesar melhor as consequências da delimitação de certas áreas que podem ser produtivas. “A União não dá assistência a essas terras, a responsabilidade continua sendo estadual. Então, nada mais justo que o Senado seja consultado”.


A PEC de Mozarildo Cavalcanti, que foi apresentada em 1999, já passou pelas cinco primeiras sessões de discussão necessárias para a votação em primeiro turno, mas recebeu apensamentos de outras propostas e retornou para avaliação da CCJ. Agora ela está novamente pronta para ser votada, e o senador espera que isso ocorra este ano.


Na Câmara dos Deputados há ainda 12 propostas sobre o mesmo assunto, todas determinando que o Congresso tenha que aprovar as demarcações de terras indígenas. Elas estão tramitando apensadas e já receberam parecer favorável do relator Osmar Serraglio (PMDB-PR), mas ainda não foram votadas na Comissão de Constituição e Justiça da Casa. O governo federal também planeja enviar este ano ao Congresso um projeto que mudará as regras para demarcação de terras indígenas e quilombolas.


Fonte: Agência Brasil


 


Share
Por
Thais Farias

Últimas Notícias

  • Nacional
  • Notícias

Copa do Brasil: Fla e Corinthians começam a jogar por vaga na final

Flamengo e Corinthians começam a disputar, a partir das 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira…

02/10/2024
  • Amazonas
  • Notícias
  • Região Norte

Justiça proíbe prefeito de Eirunepé de se aproximar de candidata no AM

O juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Cássio André Borges, determinou na segunda-feira (30) a…

02/10/2024
  • Famosos

Wesley Safadão atualiza estado de saúde após nova cirurgia na coluna

O cantor Wesley Safadão, 36 anos, publicou um vídeo, nesta terça-feira, 1º, para tranquilizar os…

02/10/2024
  • Acre 01

Com quase 2 mil pessoas, Solidariedade faz evento em apoio a Bocalom e Alysson Bestene

Na noite da última terça-feira, 01, o Afa Jardim foi palco da demonstração da força…

02/10/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Campanha arrecada doações para animais feridos em queimadas no Acre

Diante do aumento das queimadas no Acre, diversos animais silvestres estão sendo resgatados com graves…

02/10/2024
  • Acre 01
  • Notícias

Marcus reúne empresários da ACISA e discute revitalização do centro, tributação e compras

O candidato a prefeito pela coligação Bora Rio Branco, Marcus Alexandre (MDB), participou de uma…

02/10/2024