Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com
O Facebook se tornou o veículo de comunicação para a população de Rio Branco denunciar o que eles classificam como desumanidade no atendimento público de saúde.
Nesta quinta-feira, 02, Wesley Diógenes, que de acordo com seu perfil na rede social é funcionário da Biblioteca da Floresta, ficou de 7 às 13h, na espera da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Tucumã, com suspeita de dengue, mas não foi atendido.
O desabafo do jovem foi postado no Facebook, no início da tarde. O paciente reclama ainda do atendimento dispensado pelo único médico que atendia na unidade de saúde.
De acordo com Wesley Diógenes, o profissional sequer olhou para ele, pedindo que se dirigisse a sala de observação para coletar sangue e realizar um exame. Depois do procedimento, o jovem relata que não teve para quem mostrar o resultado.
Sem receber atendimento, Diógenes voltou para sua residência.
Abaixo, a íntegra do relato:
Wesley Diógenes
DESABAFO (Por favor repassem para providências serem tomadas): Hoje às 7 da manhã fui na UPA do Tucumã para providências para possível dengue ou virose que estou acometido e me faltam palavras para descrever a desumanidade, precariedade, desrespeito, falta de compromisso médico e principalmente irresponsabilidade daquele local que tem como missão servir à população.
Fiquei de 7 da manhã até às 13 horas pra fazer um simples exame de dengue e acreditem eu não fui atendido ainda, e o pior não é isso, tinha apenas um médico para atender todas as enfermidades do local e quando enfim o médico me atendeu sem ao menos levantar o rosto rabiscou um exame de sangue que fui fazer com um prazo de entrega de 1h30, como não tinha como ir pra casa pacientemente esperei, o exame foi entregue apenas às 12h30, lembre-se que estava desde 7 horas, imaginei que enfim seria atendido, mas quando o exame ia ser entregue para chamarem os pacientes não era possível porque o coordenador tinha ido almoçar, eu pacientemente o esperei e perguntei ao coordenador do local pedante, estúpido e mal e educado que horas eu iria ser atendido, eis que ele me diz que não tinha previsão e mais disse-me que se eu quisesse prioridade que pegasse meu exame e fosse pra outro posto de atendimento…
No mesmo local não tinha pediatra e várias crianças estavam convalescendo sem nenhuma atitude do local, inclusive um bebê de 18 dias ficou horas esperando atendimento e quando saí de lá ainda não tinha sido atendido. . Situações como essa são inadmissíveis e inaceitáveis, tenho certeza que a Secretária Suely Costa de forma alguma aceita essas ações, mas saiba secretária que aquela UPA está uma verdadeira patifaria. Crianças vomitando no saguão, pessoas desmaiando de dor e como possivelmente estou com dengue peguei meu exame e vim pra casa por não ter mais condições físicas de aguardar uma posição médica depois de 7 horas seguidas de febre, dor de cabeça, dor no corpo e fome na espera de um simples atendimente. Ok, vamos fazer campanha contra a dengue, mas vamos oferecer também condições necessárias para o atendimento dos infectados. Abraços.
Link da postagem: https://www.facebook.com/wesley.diogenes/posts/326798117358862
O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária, informou na…
A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, e os deputados federais Socorro Neri e Zezinho Barbary,…
Alex de Araújo Lopes, de 24 anos, foi ferido com uma facada na cabeça durante…
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cumulativa…
Nesta quinta-feira (28), o deputado Adailton Cruz, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa…
Aposentados, pensionistas e quem recebe benefícios permanentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão…