Menu

TJ acreano orienta cartórios sobre casamento gay

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Tribunal de Justiça do Acre, por meio do Corregedor-Geral, desembargador Arquilau de Castro Melo, publicou no Diário da Justiça desta quarta-feira (25), um provimento que dispõe sobre a união estável de pessoas do mesmo sexo nas Serventias do Estado.


O documento assinado pelo desembargador considera a decisão do Supremo Tribunal Federal (STJ) que, no ano passado, reconheceu o casamento gay como entidade familiar, o que garantiu aos homossexuais os mesmos direitos das uniões entre homem e mulher, entre os quais, a divisão da guarda e sustento dos filhos e a possibilidade de pensão alimentícia.

Publicidade

O TJ acreano esclarece que é necessário que sejam observados os mesmos requisitos exigidos para oficialização de união estável entre homem e mulher, como a apresentação de documentos de identidade, CPF, certidão de nascimento, de propriedade de imóveis, dentre outros.


Caberá aos Tabelionatos de Notas do Acre realizar a lavratura da escritura de união estável de pessoas com mesmo sexo, desde que “os interessados sejam plenamente capazes e estejam devidamente instruídos sobre a natureza e consequências do ato que pretendem realizar”.


As informações são da Agência de Notícias do TJ/Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido