Categories: Acre

Os mistérios do apagão de Sena Madureira

Published by
Roberto Vaz


Jairo Carioca,
da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com


O representante da Eletrobrás, engenheiro Ricardo Xavier, declarou ontem (24) no início da tarde, no local onde as torres de transmissão de energia para o município de Sena Madureira foram derrubadas, na estrada do Irineu Serra, que “tudo que existe nas redes sociais é mentira”. Após as declarações do governador Tião Viana em seu facebook de que o ato foi de vandalismo, uma onda de espalhafatos creditou à oposição a autoria do crime. O buraco pode ser mais embaixo.


A Eletrobrás confirmou um fato que chama a atenção: as torres que tiveram seus parafusos afrouxados no último final de semana foram vistoriadas pela Eletronorte horas antes do ocorrido.


– Depois do primeiro caso solicitamos uma vistoria além do que é necessário. Provavelmente os parafusos das torres foram tirados no último domingo. Elas não ficam muito tempo em pé sem os mesmos – acrescentou Xavier.


Conforme o ac24horas apurou, informações extra-oficiais dão conta de que a Agência Brasileira de Investigação [ABIN] esteja apurando o caso desde a derrubada das primeiras três torres, no dia 11 de novembro de 2010. Um grupo ligado ao setor energético pode ser o autor do vandalismo. O caso vem sendo mantido em segredo para não atrapalhar as investigações.


Na tentativa de retirar da oposição a mecha de autoria do ato criminoso e de esclarecimento dos fatos, os deputados estaduais Major Rocha [PSDB], Marileide Serafim [PMN], Toinha Vieira [PSDB] e o deputado federal Gladson Cameli [PP], encaminham na manhã de hoje [terça, 24], requerimento ao Ministério Público Federal solicitando que a Policia Federal assuma o decurso.



– Foi precipitada a declaração do governador antes da conclusão das investigações. Elas acabaram incentivando a insegurança já que debandaram para a politização. A população de Sena não está esperando por politização, nesta hora não há bandeira política, a energia precisa ser reestabelecida e os autores do vandalismo colocados atrás das grades – disse Rocha.


Nenhum laudo foi apresentado pela Policia Civil do Acre desde o dia 11 de novembro de 2010. O engenheiro da Eletrobrás deixou claro que não cabe a empresa o mérito de quem deve fazer a investigação. Declarou que todos os esforços estão sendo feitos para inibir uma próxima ação. Ainda segundo Xavier, um especialista da Eletrobrás esteve no Acre e em contato com a Cemig [Companhia de capital aberto controlada pelo Governo do Estado de Minas Gerais] vai desenvolver uma pouca diferenciada para a rede que abastece o município de Sena Madureira.


– Essa pouca será diferenciada, ele já está em contato para utilizarmos nesta área. A Cemig já sofreu esse tipo de vandalismo. Esse novo parafuso não resolve, mas dificulta a prática de quem quer fazer esse ato – acrescentou Xavier.


A previsão para que a energia seja reestabelecida através do linhão é para as primeiras horas desta quarta-feira.


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Adolescente morre ao tocar em cerca elétrica em Cruzeiro do Sul

Um adolescente de 14 anos morreu na tarde deste domingo, 5, depois de sofrer duas…

06/05/2024

Mulher é espancada por segurança de hospital no Acre; veja vídeo

Uma mulher foi filmada no momento em que estava sendo agredida por um segurança do…

05/05/2024

Isabelle esclarece relação com Matteus pós-BBB: ‘A gente conversa’

Após trocas de beijos em público e declarações, Isabelle esclarece em que pé está sua…

05/05/2024

Vasco perde para o Athletico-PR e soma quarta derrota seguida no Brasileirão

O Vasco perdeu por 1 a 0 pelo Athletico-PR, na tarde deste domingo (5), na…

05/05/2024

Com show de Luciano, São Paulo aproveita expulsão e bate o Vitória

O São Paulo se aproveitou de uma expulsão logo no início da partida e venceu…

05/05/2024

Madonna ficou até as 4h em festa para supervips oferecida por Luciano Huck

A noite de Madonna depois do show histórico no Rio de Janeiro terminou depois das…

05/05/2024