Jairo Carioca,
da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com
O representante da Eletrobrás, engenheiro Ricardo Xavier, declarou ontem (24) no início da tarde, no local onde as torres de transmissão de energia para o município de Sena Madureira foram derrubadas, na estrada do Irineu Serra, que “tudo que existe nas redes sociais é mentira”. Após as declarações do governador Tião Viana em seu facebook de que o ato foi de vandalismo, uma onda de espalhafatos creditou à oposição a autoria do crime. O buraco pode ser mais embaixo.
A Eletrobrás confirmou um fato que chama a atenção: as torres que tiveram seus parafusos afrouxados no último final de semana foram vistoriadas pela Eletronorte horas antes do ocorrido.
– Depois do primeiro caso solicitamos uma vistoria além do que é necessário. Provavelmente os parafusos das torres foram tirados no último domingo. Elas não ficam muito tempo em pé sem os mesmos – acrescentou Xavier.
Conforme o ac24horas apurou, informações extra-oficiais dão conta de que a Agência Brasileira de Investigação [ABIN] esteja apurando o caso desde a derrubada das primeiras três torres, no dia 11 de novembro de 2010. Um grupo ligado ao setor energético pode ser o autor do vandalismo. O caso vem sendo mantido em segredo para não atrapalhar as investigações.
Na tentativa de retirar da oposição a mecha de autoria do ato criminoso e de esclarecimento dos fatos, os deputados estaduais Major Rocha [PSDB], Marileide Serafim [PMN], Toinha Vieira [PSDB] e o deputado federal Gladson Cameli [PP], encaminham na manhã de hoje [terça, 24], requerimento ao Ministério Público Federal solicitando que a Policia Federal assuma o decurso.
– Foi precipitada a declaração do governador antes da conclusão das investigações. Elas acabaram incentivando a insegurança já que debandaram para a politização. A população de Sena não está esperando por politização, nesta hora não há bandeira política, a energia precisa ser reestabelecida e os autores do vandalismo colocados atrás das grades – disse Rocha.
Nenhum laudo foi apresentado pela Policia Civil do Acre desde o dia 11 de novembro de 2010. O engenheiro da Eletrobrás deixou claro que não cabe a empresa o mérito de quem deve fazer a investigação. Declarou que todos os esforços estão sendo feitos para inibir uma próxima ação. Ainda segundo Xavier, um especialista da Eletrobrás esteve no Acre e em contato com a Cemig [Companhia de capital aberto controlada pelo Governo do Estado de Minas Gerais] vai desenvolver uma pouca diferenciada para a rede que abastece o município de Sena Madureira.
– Essa pouca será diferenciada, ele já está em contato para utilizarmos nesta área. A Cemig já sofreu esse tipo de vandalismo. Esse novo parafuso não resolve, mas dificulta a prática de quem quer fazer esse ato – acrescentou Xavier.
A previsão para que a energia seja reestabelecida através do linhão é para as primeiras horas desta quarta-feira.
O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) comunicou na noite desta quarta-feira, 27, a fuga do…
Para comemorar os 35 anos da campanha Papai Noel dos Correios, foi realizada na noite…
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), comentou nesta quarta-feira (27) a denúncia do…
Nesta próxima sexta-feira, 29, acontece em Rio Branco a programação da Semana Nacional de Regularização…
Em cerimônia no auditório do Ministério Público do Acre, em Rio Branco, a Prefeitura de…
Lideranças indígenas denunciaram nesta quarta-feira, 27, por meio de rede social, que um grupo de…