Menu

Sistema de eclusas de Tião Viana afundou antes das comportas serem fechadas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com


O sonho do governador Tião Viana (PT) foi literalmente por água, depois de a presidenta Dilma Rousseff (PT) vetar seis das dez obras previstas no Plano Plurianual 2012/2015 para o Acre. As ações alardeadas nos palanques eleitorais dos petistas acrianos durante a última campanha política poderão não sair dos projetos.

Publicidade

Os agradecimentos antecipados de Viana, nas mensagens de fim de ano, sobre o apoio de Rousseff ao Governo do Acre, serviram apenas para a sucessora do presidente Lula (PT) sancionar quatro emendas colocadas pela bancada federal do Acre. O sistema de eclusas que o governador chegou a encomendar poderá afundar antes das comportas serem fechadas.


O ambicioso projeto de Tião Viana para tornar o Rio Acre navegável durante os períodos de estiagem e resolver o problema de abastecimento de água, avaliado em R$ 150 milhões não recebeu atenção da presidenta petista, que vetou os gastos com o projeto do governo petista que transformaria o Rio Acre num Canal do Panamá.


A construção dos sistemas de eclusas do Rio Acre não foi considerada uma obra de utilidade pública pela presidente da república, que justificou com corte destacando que as iniciativas (vetadas) não se sobrepõem a outras já previstas no PPA, não se justificando serem tratadas de forma separada.


No mês de agosto do ano passado, a reportagem questionou o governador sobre o sistema de eclusa do Rio Acre. Na época, Viana confirmou todas as informações sobre o projeto de construção, afirmando que as primeiras impressões sobre o projeto seriam animadoras. Abaixo, as duas perguntas da reportagem e a respostas do governador petista, Tião Viana.


ac24horas – Governador, nos últimos dias se intensificou boatos e conversa de bastidores, que o senhor teria encomendado um estudo sobre a construção de eclusas no Rio Acre. O que teria de concreto sobre este assunto?


Tião Viana – Olha, eu estou estudando o assunto e já pedi para uma pessoa de São Carlos, uma das maiores autoridades nesse sistema no mundo, desenvolver os estudos preliminares e apontar a viabilidade ou não. O resultado tem sido muito promissor, mas ainda é cedo para que eu assuma uma posição formal de governo sobre o assunto, já que estou na fase de análise preliminar. Se Deus quiser, nós vamos poder fazer algo há mais pelo Rio Acre.


ac24horas – O projeto seria paralelo ao Programa de Conservação e Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares na Bacia do Rio Acre, que está sendo lançado hoje?


Tião Viana – Ele está incluso. Pelo menos há quatro meses, já estão sendo feitos os primeiros estudos, mas é algo que ser feito com muita prudência, para analisar todas as conseqüências e todas as vantagens, assim como também as situações de fragilidade que se possa ter. Parece que os resultados são muito favoráveis.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido