Conecte-se agora

Sistema de eclusas de Tião Viana afundou antes das comportas serem fechadas

Publicado

em

Ray Melo,
da redação de ac24horas
[email protected]

O sonho do governador Tião Viana (PT) foi literalmente por água, depois de a presidenta Dilma Rousseff (PT) vetar seis das dez obras previstas no Plano Plurianual 2012/2015 para o Acre. As ações alardeadas nos palanques eleitorais dos petistas acrianos durante a última campanha política poderão não sair dos projetos.

Os agradecimentos antecipados de Viana, nas mensagens de fim de ano, sobre o apoio de Rousseff ao Governo do Acre, serviram apenas para a sucessora do presidente Lula (PT) sancionar quatro emendas colocadas pela bancada federal do Acre. O sistema de eclusas que o governador chegou a encomendar poderá afundar antes das comportas serem fechadas.

O ambicioso projeto de Tião Viana para tornar o Rio Acre navegável durante os períodos de estiagem e resolver o problema de abastecimento de água, avaliado em R$ 150 milhões não recebeu atenção da presidenta petista, que vetou os gastos com o projeto do governo petista que transformaria o Rio Acre num Canal do Panamá.

A construção dos sistemas de eclusas do Rio Acre não foi considerada uma obra de utilidade pública pela presidente da república, que justificou com corte destacando que as iniciativas (vetadas) não se sobrepõem a outras já previstas no PPA, não se justificando serem tratadas de forma separada.

No mês de agosto do ano passado, a reportagem questionou o governador sobre o sistema de eclusa do Rio Acre. Na época, Viana confirmou todas as informações sobre o projeto de construção, afirmando que as primeiras impressões sobre o projeto seriam animadoras. Abaixo, as duas perguntas da reportagem e a respostas do governador petista, Tião Viana.

ac24horas – Governador, nos últimos dias se intensificou boatos e conversa de bastidores, que o senhor teria encomendado um estudo sobre a construção de eclusas no Rio Acre. O que teria de concreto sobre este assunto?

Tião Viana – Olha, eu estou estudando o assunto e já pedi para uma pessoa de São Carlos, uma das maiores autoridades nesse sistema no mundo, desenvolver os estudos preliminares e apontar a viabilidade ou não. O resultado tem sido muito promissor, mas ainda é cedo para que eu assuma uma posição formal de governo sobre o assunto, já que estou na fase de análise preliminar. Se Deus quiser, nós vamos poder fazer algo há mais pelo Rio Acre.

ac24horas – O projeto seria paralelo ao Programa de Conservação e Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares na Bacia do Rio Acre, que está sendo lançado hoje?

Tião Viana – Ele está incluso. Pelo menos há quatro meses, já estão sendo feitos os primeiros estudos, mas é algo que ser feito com muita prudência, para analisar todas as conseqüências e todas as vantagens, assim como também as situações de fragilidade que se possa ter. Parece que os resultados são muito favoráveis.

Acre

Petecão fica neutro e não declara apoio a ninguém no 2º turno

Publicado

em

O candidato derrotado nas eleições deste ano no Acre, senador licenciado, Sérgio Petecão (PSD), garantiu que não deverá apoiar os candidatos, presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva do PT no segundo turno das eleições presidenciais – marcadas para 30 de outubro.

De acordo com o parlamentar, nesse momento é necessário ficar “neutro”. “Vou ficar na neutralidade. Prefiro não declarar voto para presidência”, disse.

Continuar lendo

Acre

Obras recentes criaram mais de 18 mil empregos no Acre, diz governo

Publicado

em

Nos últimos meses, o governo do Acre vem realizando uma série de obras em todo o Estado, garantido, além de infraestrutura e melhorias para a população, a geração de mais de 18 mil postos de trabalho.

Entre as ações, está a construção das pontes de Sena Madureira e da Sibéria, do anel viário de Brasileia e Epitaciolândia, a duplicação da rodovia estadual AC-405, em Cruzeiro do Sul, e a pavimentação da nova estrada de acesso a Xapuri, executadas por meio do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre).

Somente na construção do anel viário que ligara os municípios de Brasileia e Epitaciolândia, 84 operários agregam a iniciativa, com mais 28 trabalhadores indiretos. A obra de contorno rodoviário da BR-317 está orçada em R$ 60,4 milhões e tem previsão de inauguração para 2023.

“A prioridade do governo do Estado é sempre pela utilização da mão de obra local. Isso ajuda a população e aquece o comércio”, destacou o presidente do Deracre, Petronio Antunes.

Além destas 5 grandes obras, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) vem efetuando os projetos de reforma e ampliação da Unidade Mista de Saúde de Vila Campinas, a construção da Alameda das Águas, em Mâncio Lima, e do Centro de Eventos de Feijó.

A canalização do Igarapé Fundo, em Rio Branco, assim como a reconstrução do Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira, e a reforma da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) na capital, também fazem parte das produções.

“Atualmente, a Seinfra está gerando mais de oito mil empregos diretos na área da construção civil. Com as novas obras que serão lançadas pelo governo do Estado, a expectativa é que esse número aumente ainda mais”, disse o titular da pasta, Cirleudo Alencar.

Continuar lendo

Acre

N. Lima comemora derrota do PT no Acre: “não ficou ninguém”

Publicado

em

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador N. Lima (Progressistas), usou a tribuna nesta quinta-feira, 6, para comemorar a derrota do Partido dos Trabalhadores (PT) nas urnas no último domingo, 2 de outubro.

O militar destacou que esse processo começou em 2016 e culminou na falta de representatividade na política acreana – tanto na Câmara Municipal, Assembleia Legislativa e Câmara Federal. “Nós começamos aqui, eu você [Jarude] Lene, Roberto Duarte, a extinguir aqui na Câmara, não ficou ninguém, agora vocês também conseguiram tirar o PT de dentro da Assembleia Legislativa e tirar a representação do PT do Acre na Câmara Federal, aí limparam tudo”, declarou.

Lima disse ainda que a derrota do PT ocorreu pelos inúmeros desmandos no Estado ao longo dos últimos anos. “O Acre pode dizer não ao Partido dos Trabalhadores, ao PT, ao 13, o número é importante, mais não ao partido que era só mentira, não era dos trabalhadores e sim dos seus representantes”, comentou.

Continuar lendo

Acre

Mailza conhece programa Caixa Para Elas e reafirma apoio a Bolsonaro

Publicado

em

A convite da senadora eleita e ex-ministra Damares Alves, a senadora e vice-governadora eleita pelo Acre, Mailza Gomes (PP-AC) conheceu em Brasília, junto a outras representantes do Congresso, o programa Caixa Para Elas.

Em um vídeo gravado durante a visita, Damares explica sobre a iniciativa e afirma que esse é o maior projeto de investimento e prevenção à violência contra a mulher.

“Aqui estamos, mulheres eleitas, reeleitas, duas vice-governadoras eleitas, senadoras, viemos a Caixa conhecer o programa Caixa Para Elas, o maior programa de investimento e prevenção à violência contra a mulher. Estamos muito felizes com o que vimos aqui. É um país que acredita em mulheres, um governo que acredita em mulheres”, disse.

Mais cedo, Mailza participou de um café da manhã com políticos da base e outros representantes acreanos, em conversa com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, reafirmou seu apoio a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL-AC).

“Bolsonaro defende a família, os valores cristãos, destinou recursos, e esteve presente no Acre, nos momentos que nosso povo mais precisou. Eu, Gladson, e grandes nomes que representam nosso povo no Congresso apoiamos esse projeto”, declarou.

Veja o vídeo:

play-rounded-fill
Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.