O Instituto Dom Moacyr realizou na tarde desta segunda-feira, 16, no bairro Montanhês um trabalho educativo e preventivo que visa orientar a população sobre os cuidados dos possíveis criadouros que possam gerar larvas do mosquito Aedes aegypti.
Essa ação faz parte da campanha lançada pelo governo do Estado em parceria com a prefeitura que tem o slogan Secretarias Unidas no Combate a Dengue, lançada pelo governador Tião Viana.
De acordo com a gerente do desenvolvimento institucional, Nayara Advíncula, o Instituto Dom Moacyr aderiu à campanha e para fortalecer essa ação, as equipes de colaboradores das escolas técnicas têm como objetivo cobrir todo o bairro Montanhês considerado como um dos maiores índices de infestação da doença na capital. Cerca de 60 pessoas estão envolvidas na atividade.
“Para garantir que o mosquito da dengue não se prolifere e aquele morador que não sabe dos riscos que sua família está exposta, iremos orientar e mostrar como a larva se desenvolve até a fase adulta e o mosquito infectado transmite a doença ao picar uma pessoa”, enfatiza Nayara Advíncula que comenta que após essas visitas, ao final da semana, os grupos retornam as casas que foram encontradas larvas e possíveis criadouros, para verificar se a população tomou as medidas que lhes foram passadas.
Além dos servidores do Instituto Dom Moacyr estão também no bairro os agentes de vigilância em saúde que fazem toda a prevenção no combate à dengue atuando nas casas e praças do bairro.
Segundo a agente de vigilância em saúde, Maria de Souza, “o apoio dos órgãos públicos em nos ajudar em campo é para fortificar o nosso a trabalho, assim os moradores podem ver que estamos tomando todo o tipo de precauções e solicitando ajuda para que a dengue não se torne outra vez uma epidemia em nosso Estado”.
A assessora administrativa, Sônia Maria, que participa da ação no bairro Montanhês comenta que nunca participou de uma ação como essa, e fica feliz em ajudar ao informar dos perigos da dengue. “Essa é uma de ter contato direto com a população. Ficamos em nosso trabalho e em casa sabendo dos riscos que ocorrem a nós, nossa família, amigos e vizinhos. Agora estamos levando essa informação à população que muitas vezes não tem o conhecimento de como combater o mosquito”, destaca Sônia Maria.
Marcelo Torres (Assessoria Sesacre)
A arrecadação de tributos federais, estaduais e municipais no Acre totalizou R$ 5.912.769.843,85 em 2024,…
Dados do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPS), da Assembleia Legislativa do Estado do…
Momentos antes da virada para o Ano-Novo, a cantora Preta Gil anunciou a saída da…
Nesta noite de Réveillon em Cruzeiro do Sul, três homens roubaram R$ 3 mil, celulares…
O governador Gladson Cameli vai participar da posse do prefeito reeleito Zequinha Lima e da…
A ex-BBB Beatriz Reis resolveu quebrar o silêncio e falou da polêmica com Kleber Bambam,…