Menu

Prefeitura reúne taxistas e mototaxistas e atende reivindicações das categorias

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

No primeiro ano de sua administração o prefeito Vagner Sales travou uma queda de braço com mototaxistas e taxistas de Cruzeiro do Sul. O prefeito tinha como objetivo auxiliar as duas categorias tradicionais de transporte do município dando-lhes melhor organização e credibilidade perante a sociedade.


Ao assumir a prefeitura Sales constatou diversas irregularidades quanto às liberações de concessão das permissões nos dois setores e através da Procuradoria Jurídica do Município vem buscando alternativas para regularização e manutenção das classes de forma organizada e atendendo cada vez melhor a sociedade, principal usuária desses serviços.

Publicidade

Ao longo desses três anos foram várias as reuniões que tem resultado em avanços importantes para as categorias. Nesse início de ano mais uma vez o prefeito recebeu a diretoria dos dois Sindicatos.


Para o presidente do Sindicato dos Mototaxistas José Eudes, as dificuldades encontradas no início vêm sendo superadas com diálogo e o estabelecimento de parcerias que garantem melhores condições de trabalho para a classe. “Nossas reivindicações foram apresentadas ao prefeito. Uma delas é o nosso curso de capacitação através do SESI/SENAT, que ele se comprometeu em nos ajudar”, disse.


Outra preocupação da categoria é a presença dos “clandestinos”. Eles reivindicaram uma posição da prefeitura quanto a ação de quem trabalha no transporte alternativo sem recolher nenhum imposto, causando prejuízo àqueles que estão legalizados. “É preciso fazer uma fiscalização para proibir a presença de quem não está legal, prejudicando quem está com seu alvará de funcionamento em dia. Queremos nos organizar para evitar prejuízos pra nós e pra população”, disse Eudes.


Uma boa noticia para a categoria é a que a partir de agora, para os casos de quem tem um substituto, apenas um Alvará será expedido. Antes eram dois. “Essa é outra conquista importante. Graças a Deus houve bom senso por parte da prefeitura e a gente conseguiu se fazer entender que a moto é a mesma. Então deve ser um só alvará. A prefeitura está de parabéns. Tudo o que nós solicitamos fomos atendidos”, finalizou.


A mesma isenção para substitutos também foi concedida aos taxistas. Adriano Oliveira presidente do Sindicato destaca o apoio direto do prefeito na organização da categoria como a implantação dos taxímetros e a padronização dos taxis que fez com que todos os taxistas agora tenham um nível de organização superior ao que existia.“A expedição de um único alvará por taxi é uma coisa que a gente queria, já há algum tempo. Outra coisa é a padronização dos nossos carros e o compromisso da prefeitura de ajudar a gente a combater o transporte clandestino, que ainda existe e tira o direito de quem está legalizado para trabalhar. Nós só temos a agradecer por isso” disse ele.


Segundo o prefeito em momento algum seu pensamento foi de prejudicar ninguém. “Nós sabemos que tanto os taxistas quanto os mototaxistas, são profissionais que estão ali defendendo o sustento das suas famílias. Nós queremos apenas ajudar a organizar. Temos trabalhado incansavelmente para que os benefícios da administração cheguem a toda a sociedade. E com eles não é diferente. Tudo o que for possível fazer dentro da legalidade para contribuir com essas duas categorias nós iremos fazer. Queremos é que cada vez eles aprestem um bom serviço a nossa população”, concluiu o prefeito.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido