Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Famílias desabrigadas ocupam escola em Rio Branco

As primeiras famílias atingidas pela cheia do Rio São Francisco, na capital, estão sendo abrigadas no Instituto de Educação Lourenço Filho. Até o momento já são 44 famílias no local, acomodadas nas salas de aula. Segundo a Coordenadora do abrigo, Rejane Cristina, as famílias são oriundas dos bairros da Paz, Mocinha Magalhães, São Francisco (Conjunto Edson Cadaxo e Rua da Tripa) e Pq. Da Palmeiras.


Além de abrigo e alimentação, as 175 pessoas instaladas na escola, também recebem atendimento clínico. A enfermeira Maria da Conceição Mustafa é responsável por esses atendimentos e explica que a maior ocorrência entre os adultos é de problemas relacionados à pele, por causa da água suja a que foram expostos. “já as crianças, o maior problema é a gripe, também por causa das chuvas”, completa a enfermeira.


Muitas famílias perderam tudo o que tinham e não sabem o que fazer quando voltarem para casa.


O pedreiro Antônio Adson mora numa região do bairro Mocinha Magalhães conhecida por sapolândia. Segundo ele, que está desempregado, a chuva foi muito forte e durante a madrugada, o que impediu a sua família de retirar todos os pertences (salvando apenas roupas e documentos). “o que eu mais preciso no momento é de um emprego, mas por causa das chuvas ninguém tá(sic) construindo”, lamenta Antônio.


O líder do Prefeito na Câmara, Vereador Gabriel Forneck, visitou os desabrigados no início da tarde desta sexta-feira. Segundo ele, como a capacidade do abrigo já está esgotada, a partir de agora, se novas famílias forem desalojadas pelas chuvas, o espaço utilizado para abrigá-las será o Parque de Exposições de Rio Branco. “A equipe da prefeitura já está preparando novos abrigos lá no Parque (de Exposições), até porque a previsão é de mais chuva para os próximos dias”, garante o Vereador.


Segundo informações da Defesa Civil de Rio Branco, o nível das águas do Rio Acre às 15:30 horas desta sexta-feira era de 13,79 metros.


Sair da versão mobile