Salomão Matos
Da redação de ac24horas
[email protected]
Pelas projeções do Instituto Nacional de Meteorologia- Inmet, que prevê mais chuva em todo o estado do Acre e o relatório da Defesa Civil Estadual, emitido na manhã desta quinta-feira (05), as famílias que moram em áreas consideradas de risco, as margens do rio Acre, podem enfrentar uma enchente esse final de semana.
O nível do rio Acre, subiu mais de 5m de ontem para hoje e está a apenas 1,06m de sua cota de alerta (13,50m), medindo 12,44m esta manhã.
A enxurrada, fenômeno conhecido pela subida repentina do nível das água, é resultado das fortes chuvas que tem caído nos últimos dias e fez o principal afluente Riozinho do Rola receber muita água nas cabeceiras e deve chegar á capital acriana até o próximo sábado (07).
A situação não é diferente no interior por onde o rio Acre corta as cidades de Xapuri, Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia. Nessas cidades, o nível do manancial está medindo 11,50m, quando a situação normal para a época do ano, não ultrapassa os 5m segundo a Defesa Civil.
Além de Cruzeiro do Sul, que já estava em situação de alerta desde o final do ano passado, quando o principal rio, Juruá que banha aquela cidade transbordou com medição do nível hoje em 12, 82, a cidade de Tarauacá também entrou em situação de alerta hoje.
O rio que leva o mesmo nome da cidade, amanheceu acima da cota de alerta que é de 8m e esta medindo 9,25m. Ainda não há informações de desabrigados.
Com informações da Defesa Civil Estadual do Acre e Inmet