Categories: Cotidiano

Governo lança em Cruzeiro do Sul o Projeto Mulher Cidadã – P. Familiar

Published by
Roberto Vaz

Nesta sexta, dia 06, o governador Tião Viana, a secretária estadual de saúde Suely Melo e a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres Concita Maia lançam em Cruzeiro do Sul o projeto Mulher Cidadã- Planejamento Familiar. O projeto que já existe e é uma política do Ministério da Saúde, tem como objetivo informar sobre os métodos contraceptivos e disponibilizar o acesso, incluindo as cirurgias de laqueadura e vasectomia que até então só estavam disponíveis em Rio Branco.


A intenção do projeto é informar à população, tanto masculina quanto feminina sobre os seus direitos sexuais e reprodutivos, já reconhecidos em leis nacionais e documentos internacionais, pois é de direito de cada um decidir quando e quantos filhos querem ter e quais métodos quer usar para evitá-los.


Nos dias 6 e 7 haverá capacitação com os agentes comunitários de saúde, lideranças comunitárias, parteiras e equipe multiprofissional composta por enfermeiros, assistentes sociais, psicólogo, ginecologista e urologista para que sejam multiplicadores das informações junto ás famílias.


O município já disponibiliza vacinas e a pílula e o estado vai fornecer as cirurgias de laqueadura, vasectomia e implantação do dispositivo intrauterino (DIU).


“Cada um tem o direito de decidir sobre qual método contraceptivo quer usar, é uma política pública de direito. O estado vai tornar o acesso mais fácil e dar 100% de garantia de acesso a todos os métodos”, diz a secretária estadual de saúde, Suely Melo.


O governo vai fazer uma extensa campanha de esclarecimento sobre o acesso ao serviço com outdoor, folders, capacitação e campanha. Nesse primeiro momento a campanha será voltada para as mulheres e homens de Cruzeiro do Sul, Marechal Taumaturgo, Porto Walter e Mâncio Lima.


“O ineditismo desse projeto é o planejamento familiar em rede, de forma integrada com vários profissionais. É levar a informação para os homens e mulheres para que eles tenham autonomia sobre sua escolha e se apoderem dos seus direitos escolhendo quantos filhos querem ter e quando ter escolhendo a melhor forma de prevenção”, diz a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Concita Maia.


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Fortaleza sofre na altitude, é goleado pelo Potosí e perde 100% de aproveitamento na Sula

O Fortaleza foi goleado pelo Nacional Potosí por 4 a 1 na noite desta quarta-feira,…

08/05/2024

AGU pede direito de resposta por fake news de coach Pablo Marçal

A Advocacia Geral da União (AGU) entrou com ação judicial com pedido de resposta contra…

08/05/2024

Lutador acreano de MMA vai em busca de cinturão de evento em Cancún, no México

Em mais um Pôdicast, o lutador acreano de MMA Thomas Bryan, de 24 anos, conversou…

08/05/2024

Athletico-PR goleia Rayo Zuliano na Venezuela e avança às oitavas da Sul-Americana

O Athletico-PR garantiu a classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana nesta quarta-feira, ao…

08/05/2024

A Grande Conquista: Ex-paquita reclama de lixo no chão e cueca no ralo

Cátia Paganote, que fez parte do primeiro grupo das paquitas de Xuxa Meneghel, reclamou das…

08/05/2024

Nível do Guaíba começa a descer, mas ainda está 2m acima do limite

O nível do rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, desceu para 5,09 metros, às…

08/05/2024