Jairo Barbosa – jbjurua@gmail.com
Os efeitos da forte chuva que cai em Rio Branco desde a madrugada desta terça-feira podem ser vistos na região do bairro Judia, periferia da capital do Acre. Depois de cinco horas de chuva, os quintais de várias residências ficaram cobertos pela água. Na área havia pelo menos duzentas e cinqüenta famílias, mas cerca de 60% dos moradores foram retirados pelo governo e estão morando em imóveis alugados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, enquanto aguardam a entrega das casas populares.
Na rua da Judia, no II Distrito, o igarapé de mesmo nome transbordou e a água espalhou pelos quintais. No local a maioria das casas foi construída no modelo de palafitas ( erguidas a 2 metros do solo) e por enquanto estão livres de uma possível inundação. Os moradores precisaram improvisar trapiches para sair de casa.
Na travessa São Salvador, no mesmo bairro, o autônomo Valdir Ferreira foi obrigado a “suspender”a motocicleta que possui para que o veículo não fosse atingido pela água.
“Improvisei aqui uma bancada pra suspender a moto. Se continua subindo vou ter que coloca-la dentro da casa”, disse o trabalhador.
Na manha desta terça-feira o rio Acre apresentava 7,30 metros, abaixo da cota de alerta e de transbordamento, que é de 12,50 metros.
Nas outras regiões baixas da cidade, como nos bairros Airton Sena, Taquari e Cidade Nova não há registros de casas atingidas pelas águas.
A deputada federal Socorro Neri (Progressistas) anunciou nesta sexta-feira (22) que decidiu antecipar seu retorno…
Cruzeiro do Sul, a famosa “terra da farinha e das ladeiras”, foi palco do mais…
Eliana Michaelichen já tem mais um projeto definido para 2025. Além da temporada especial do…
A população de Acrelândia tem sido alertada pelo Serviço de Água e Esgoto do Estado…
A cantora Simone Mendes, considerada hoje a grande estrela da música sertaneja brasileira, e o…
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…