Menu

Acriano conhecido como criador da extinta CPMF, Abib Jatene, participa de programa da TV Brasil

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Edmilson Alves, de Rio Branco-Ac
edmilsonacre@yahoo.com.br
Redação de ac24horas


 O pograma Brasilianas.org (TV Brasil) desta segunda-feira (26) exibe uma entrevista especial com o médico acriano e ex-ministro da Saúde no Governo Collor,  Adib Jatene, que é conhecido como o criador da extinta CPMF – o imposta da saúde -, que só foi barrado pelo Congresso Nacional durante o governo Lula e novamente rejeitado esse ano pelos parlamentares na tentativa que fez o governo Dilma de ressugir o tributo.

Publicidade

Aos 82 anos, Jatene faz uma retrospectiva dos principais fatos históricos do desenvolvimento da medicina no país, com destaque para a consolidação das tecnologias para cirurgia cardíaca desenvolvidas por ele no Hospital das Clínicas de São Paulo.


O professor conta sua trajetória profissional, desde a saída de sua cidade de origem, Xapuri, no Acre, até a chegada a São Paulo, e quais fatores foram determinantes para sua formação como acadêmico e gestor da saúde. Nessa conversa, fala também de suas influências, os primeiros mestres e os gargalos tecnológicos que enfrentou nos primeiros anos de carreira, quando foi decisiva sua experiência como torneiro mecânico no desenvolvimento de equipamentos cirúrgicos.


 Veja vídeo: JYRJ81dsIZI?version=3&hl=pt_BR


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido