Categories: Acre

PGE/AC é destaque no I Diagnóstico da Advocacia Pública no Brasil

Published by
Roberto Vaz

A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE/AC) foi destaque positivo no I Diagnóstico da Advocacia Pública no Brasil, estudo realizado pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Reforma do Judiciário, baseado em questionários destinados aos chefes e membros das instituições da Advocacia Pública brasileira. A iniciativa já havia sido adotada com Diagnósticos do Poder Judiciário, Defensoria Pública e Ministério Público, permitindo uma visão panorâmica do sistema judicial brasileiro e suas instituições.


De acordo com a avaliação, os investimentos da PGE/AC em modernização colocam a instituição como a 1ª colocada no cenário nacional quanto ao número de ativos de informática com menos de cinco anos de utilização. Além disso, a PGE/AC também revelou dados positivos na questão da estrutura organizacional, com a existência de Conselho Superior e de Centro de Estudos estruturados, além do avanço em questões institucionais como a escolha do Procurador-Geral exclusivamente entre os membros da carreira.


Tais dados se somam à boa avaliação da instituição acreana na estruturação de seus recursos orçamentários, autonomia administrativa e financeira, e a transparência na informação de seus recursos. A excelência da PGE/AC é confirmada, ainda, pelo baixíssimo índice de evasão, com apenas uma vacância de cargo de Procurador desde 2006.


Segundo o Procurador-Geral do Estado do Acre, Rodrigo Fernandes das Neves, isso é resultado de planejamento das gestões anteriores, havendo uma tendência de que os indicadores alcancem estágios ainda mais positivos nos próximos anos, consolidando a PGE/AC como instituição pública de referência.


Não bastasse isso, os Procuradores do Acre foram os que tiveram participação mais ativa na pesquisa, ocupando a 8ª colocação nacional em números absolutos e o 1º lugar em números relativos. “Nossos Procuradores se mostraram os mais mobilizados do Brasil, já que, proporcionalmente, somos o Estado mais participativo, com 80% dos nossos membros ativos na amostra. Eles entendem que o Diagnóstico é fundamental para as proposições legislativas que visem a contemplar a Advocacia Pública, buscando melhorias e apoio alicerçados em dados concretos, referendados pelo Ministério da Justiça”, destacou o Procurador Cristovam Pontes de Moura, Presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Acre – APEAC e Vice-Presidente Regional da Associação Nacional dos Procuradores de Estado.


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Doze detentos tentam fugir do presídio em Cruzeiro do Sul

Polícia Penais encontraram nesta quinta-feira, 16, cerradas várias barras de ferro de celas do bloco…

16/05/2024

Justiça Federal suspende etapa do concurso do Ifac

A Justiça Federal no Acre determinou a suspensão da segunda etapa do concurso público para…

16/05/2024

São Paulo pressiona, mas fica no empate com o Barcelona na Libertadores

Tudo igual no Morumbis. O São Paulo recebeu o Barcelona de Guayaquil (EQU) nesta quinta-feira,…

16/05/2024

Dublê de Chris Pratt em ‘Guardiões da Galáxia’ e ‘Jurassic World’ morre aos 47 anos

O dublê Tony McFarr morreu aos 47 anos na última segunda-feira (13). Ele substituiu Chris…

16/05/2024

Saerb garante restabelecimento de água na Sobral, Cadeia Velha e parte alta da Capital

O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (SAERB) informou na noite desta quinta-feira…

16/05/2024

Flu aproveita expulsão, vence Cerro e avança como líder na Libertadores

O Fluminense venceu o Cerro Porteño (PAR) por 2 a 1, nesta quinta-feira (16), no…

16/05/2024