Menu

Justiça acriana bem avaliada em resoluções de inquéritos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um levantamento das ações desenvolvidas pelo Grupo de Persecução Penal da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) em 2011, revela que o Acre é um dos estados brasileiros com maior perspectiva de atingimento da Meta 2, até abril do próximo ano. No ranking da evolução da Meta 2, o Ministério Público do Acre aparece em terceiro lugar (92,3%). No topo da lista está o MP de Santa Catarina (166%), seguido do Ministério Público de Roraima (99,6%).


No Acre, o promotor de justiça Rodrigo Curti coordena as metas da Enasp. Dos 143 inquéritos que faziam parte do estoque inicial, 132 foram concluídos, restando apenas 11. A meta 2 prevê a conclusão dos inquéritos sobre homicídios instaurados no país até dezembro de 2007. O prazo para execução foi estendido até abril de 2012, quando terá decorrido um ano desde o início do monitoramento dos inquéritos em todo o país.

Publicidade

A média nacional de elucidação dos crimes já ultrapassa o índice nacional, que é de 8%, segundo o Mapa da Violência do Ministério da Justiça. “Nos inquéritos da Meta 2 estamos com 17% de finalizações com elucidação de homicídios e trabalhando apenas com investigações mais antigas, as de mais difícil resultado, já que as provas, com o tempo, tendem a desaparecer”, explica a coordenadora do Grupo de Persecução Penal da Enasp e conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Taís Ferraz.


Leia mais


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido