Conecte-se agora

Governo do Acre parabeniza município de Rio Branco pela passagem dos 129 anos

Publicado

em

 

O Governo do Estado divulga na noite desta terça-feira (27) texto sobre o aniversário de 129 anos do município de Rio Branco, capital do Acre, avaliando sua infraestrutura como harmônica entre edificações históricas e as modernas. “Quem chega à  capital acreana logo se depara com edificações dignas de grandes metrópoles e que são referências para outros Estados”, diz trecho da reportagem da Agência de Notícias do Acre.  

Leia:

Capital acreana completa 129 anos nesta quarta-feira vislumbrando o progresso e desenvolvimento

Ao completar 129 anos de fundação, a cidade de Rio Branco, que recebeu este nome em homenagem ao Barão do Rio Branco, hoje é uma capital bem diferente daquela que nasceu às margens do Rio Acre e um dia se chamou Penápolis. Ao longo da última década, a capital acreana se organiza urbanisticamente e vislumbra o progresso com investimentos feitos pelo governo do Estado em industrialização, infraestrutura e políticas sociais que promovem a inclusão da população.

Aos poucos o povo foi retomando o orgulho de viver numa terra que foi como uma mãe e foi o recomeço para inúmeros nordestinos que vieram para o Acre com a esperança de dias melhores. A maioria desses imigrantes constituiu família nas cidades que margeiam o Rio Acre e ajudaram a construir o Estado e sua história marcada por um povo lutador.

Quem chega à  capital acreana logo se depara com edificações dignas de grandes metrópoles e que são referências para outros Estados, como a Biblioteca Pública, com suas modernas instalações e internet wifi da Floresta Digital gratuita, e a OCA (Organização de Centros de Atendimento ao Cidadão), que agrega 36 órgãos distribuídos entre as esferas municipal, estadual e federal e oferece 500 diferentes serviços em um único prédio com toda comodidade e infraestrutura necessárias.

Mas há também edificações históricas, como o Palácio Rio Branco, construído em 1930, e construções que chegam a desafiar a engenharia, como a ponte Juscelino Kubitschek, mais conhecida como Ponte Metálica, que teve sua obra iniciada em 1969 e foi inaugurada em 1971.

A Ponte Metálica na época de sua construção foi criada para que pudesse se elevada em sentido vertical e, assim, permitir que embarcações de grande porte trafegassem pelo rio Acre. Atualmente, partes da ponte que seriam utilizadas para que ela pudesse ser elevada foram restauradas e colocadas em exposição no Mercado Velho.

Outro ponto que marca a contemporaneidade e a história do Estado é o Mercado Velho, que foi revitalizado e em suas paredes há relatos da História do Acre.

Arquiteta, a primeira-dama Marlúcia Cândida observa que Rio Branco é uma cidade que sempre foi feita com muito carinho por seus munícipes e por seus governantes. “Em alguns momentos esse carinho pela cidade pode até ter se excedido, mas nós sabemos que tudo é sempre construído com muito carinho por todos os envolvidos”, ressalta Marlúcia Cândida.

Mais valorização – Os bairros Seis de Agosto e Cadeia Velha estão entre os mais tradicionais da capital acreana. Ambos ganharam novos ares urbanísticos com a construção da Quarta Ponte e da Avenida Amadeo Barbosa, que modificou o trânsito da cidade para quem se desloca entre o Primeiro e o Segundo Distrito da capital, e ainda tornou-se um ponto de referência para as festas populares promovidas pelo governo do Estado, como por exemplo, o Carnaval do Povo, o Arraial Cultural e o Réveillon do Povo, que acontecerá pela primeira vez este ano na Amadeo Barbosa.

Aos 129 anos, a cidade se reorganiza no trânsito com ações promovidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para acompanhar o crescimento populacional e dos veículos que trafegam nas ruas e avenidas.

Também há inúmeros investimentos na área de saúde, com a ampliação e reforma de unidades de saúde referência, como o caso dos investimentos que foram feitos no Hospital das Clínicas, no Hospital de Urgência e Emergência (Huerb) e ainda a construção do Hospital de Traumato-Ortopedia de Rio Branco.

A infraestrutura viária também faz parte dos avanços conquistados pela capital acreana, com a pavimentação de ruas por meio do programa Ruas do Povo, que visa pavimentar ruas de toda a cidade e levar mais mobilidade para milhares de famílias que enfrentam lama e poeira.

 

Acre

Confira a galeria de fotos da torcida acreana no 4º jogo do Brasil

Publicado

em

Fotos de Sérgio Vale:

Continuar lendo

Acre

Acreanas vencem concurso de beleza nacional em Porto Alegre

Publicado

em

Duas acreanas representaram o Estado no concurso de beleza nacional Miss Brasil Mundial, realizado no hotel Continental, em Porto Alegre, neste domingo, 4.

Após três dias de confinamento, Giovana Victoria, de 12 anos, ganhou o título de Miss Brasil Pétit e Joana Cunha, de 19, garantiu o Miss Brasil Juvenil.

“Obrigado meu Deus, eu sonhei com cada detalhe desse momento. Foi tudo muito lindo, agradeço por fazerem parte desse sonho”, disse Joana.

As duas vencedoras foram coordenadas por Izaias Gomes, que com mais essas vitórias, acumula 15 Títulos Nacional e 1 Internacional.

“É um sentimento de gratidão, porque só de nós sairmos do Acre para disputar com todos os outros estados e hoje garantir mais títulos em nome da nossa terra, é maravilhoso”, falou Izaias.

O Miss Brasil Mundial é um dos maiores concursos de beleza do Brasil, os ganhadores terão a chance de representar o país a nível mundial.

Continuar lendo

Acre

Acreanos vão ao delírio com estreia de Weverton na Copa

Publicado

em

Finalmente o goleiro acreano Weverton Pereira, do Palmeiras, fez sua estreia pela Seleção Canarinho nesta segunda-feira, 5, no estádio 974, em Doha, no Catar, pelas oitavas de final da Copa do Mundo 2022 contra a seleção da Coreia do Sul.

O arqueiro substituiu o titular da meta brasileira, Alysson do Liverpool no segundo tempo da partida que já estava com a classificação encaminhada. Na hora da entrada de Weverton, a torcida presente no Via Verde Shopping foi à loucura e aplaudiu a estreia do goleiro acreano.

Veja o vídeo:

play-rounded-fill
Continuar lendo

Acre

Pela primeira vez um acreano joga uma partida de Copa do Mundo

Publicado

em

O goleiro acreano Weverton, 34 anos, entrou mais uma vez para a história nesta segunda-feira, dia 5.

Após ser o primeiro acreano a ser convocado para uma Copa do Mundo, Weverton fez a sua estreia em um mundial ao entrar no segundo tempo da partida de oitavas de final contra a Coreia do Sul, na Copa do Mundo disputada no Catar.

Weverton é nascido em Rio Branco, na região da Baixada da Sobral e tem passagens por clubes como Corinthians, Atlético Paranaense e Palmeiras.

O acreano é um colecionador de diversos títulos, sendo 6 vezes melhor goleiro do Campeonato Brasileiro e em 2020 foi eleito o melhor goleiro a Copa do Brasil e também foi medalha de ouro nas Olimpíadas de 2016.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.