Conecte-se agora

Rio Juruá transborda em Cruzeiro do Sul e desabriga famílias no bairro da Lagoa

Publicado

em

Salomão Matos
Da redação de ac24horas
Rio Branco- Acre

Pelo menos 30 famílias que residem no barro da Lagoa e na região conhecida por Moa,  em Cruzeiro do Sul, no Acre, já tiveram de ser removidas de suas casas pelo Corpo de Bombeiros Militar, expulsas pela enchente do rio Juruá, que na manhã desta segunda-feira (26), ultrapassou a cota de transbordamento, (13m) e está medindo 13.49m, em sua calha mais profunda.

A enchente repentina do rio Juruá é motivado pelas chuva nas cabeceiras do manancial, onde o seu principal afluente (rio Moa), ainda recebe muita água.

Nas áreas atingidas pela enchente a energia elétrica foi suspensa para evitar acidentes. Estima-se que pelo menos 150 famílias já deixaram suas casas por conta própria. As demais, onde saem com a ajuda da Defesa Civil, estão sendo removidas para abrigos públicos improvisados em escolas e creches do município.

O prefeito da cidade Vagner Sales colocou toda estrutura da prefeitura para auxiliar os desabrigados e deve decretar situação de emergência inda esta manhã.

Do alto da cidade, é possível ter uma dimensão do alcance das água que praticamente fez desaparecer as ruas do bairro da Lagoa.

Apesar dos transtornos causado pela enchente, a bela paisagem do rio Juruá impressiona e atrai dezenas de curiosos que aproveitam para tirar fotografias de cima da ponte.

No fim desta tarde, a Defesa Civil Estadual, que monitora a elevação do nível do rio Juruá, deve emitir um novo boletim, informando a situação do momento.

Serviço:
Afluente = Rio Moa
Cota de Alerta = 11,80 m
Cota de Transbordamento = 13,00 m

 

Acre

Carreta Ambiental realiza atendimentos aos produtores

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (SEMAPI) realizou na tarde desta quarta-feira, 27, mais uma edição da Carreta Ambiental, só que desta vez, a ação ocorreu nas escadarias do Palácio Rio Branco, na capital do Acre.

A carreta já percorreu os municípios de Brasiléia, Xapuri, Epitaciolândia, Plácido de Castro e chegou na tarde desta quarta, em Rio Branco (AC).

A ação conta com esforços dos órgãos ambientais do governo em parceria com as prefeituras para levar até os produtores os atendimentos àqueles que precisam de forma rápida e eficiente, unindo ainda ações de educação ambiental e lazer a toda comunidade.

A contratação para execução do Projeto Carreta Ambiental contou com a destinação de emenda parlamentar da deputada federal Vanda Milani, no valor de R$ 1,5 milhão. O projeto irá percorrer os municípios do Acre por um período de cinco meses.

James Alves, coordenador da carreta ambiental, destacou que a ação tem a meta de levar serviços ambientais para diversos produtores da capital.

“Essa carreta tem o compromisso de percorrer os municípios do Alto e Baixo Acre oferecendo os serviços ambientais através do IMAC, licenciamento ambiental, outorga e dentre outros, ou seja, ela está resolvendo os problemas dos produtores sem a necessidade deles virem pra cidade”, explicou.

Continuar lendo

Acre

Jorge Viana parabeniza Lula e agradece por toda ajuda ao Acre

Publicado

em

O ex-senador e ex-governador do Acre, Jorge Viana (PT), usou as redes sociais para parabenizar o ex-presidente Lula, pelos 76 anos de vida completados nesta quarta-feira (27).

Nos stories, Jorge Viana parabenizou o ex-presidente e atual líder das pesquisas eleitorais para 2022, por tudo que já fez ao Acre, na sua gestão de 2002 a 2010. “Feliz aniversário e obrigado por toda sua ajuda ao nosso Acre”, afirmou.

Continuar lendo

Acre

Acre confirma 7 novos casos de infecção pelo novo coronavírus

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) registrou 7 novos casos de infecção por coronavírus nesta quarta-feira, 27 de outubro. O número de infectados aumentou para 88.047 em todo o estado. Nenhuma notificação de óbito foi registrada nesta quarta, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 permaneça em 1.845 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 249.102 notificações de contaminação pela doença, sendo que 161.048 casos foram descartados e 7 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 86.067 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 7 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a Covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Continuar lendo

Acre

Avô do presidente da OAB/AC morre aos 88 anos em Rio Branco

Publicado

em

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Acre (OAB/AC), Érick Venâncio, comunicou em rede social nesta quarta-feira, 27, o falecimento de seu avô, Valderi Nogueira Lima, aos 88 anos, na capital acreana. Valderi atuou grande parte da vida como comerciante em Rio Branco.

O velório ocorre no cemitério Morada da Paz, mesmo local do enterro,  que deve ser realizado às 17 horas desta quarta-feira.

Venâncio homenageou o avô com um emocionante texto ao lembrar que seu Val foi seu segundo pai. “Quando acordei hoje às 4:48h e vi a mensagem da minha mãe, mais um pedaço de mim se foi. Val não resistiu e foi pra luz!”.

Erick lembrou que sempre foi tratado como um filho caçula na casa do avô. A homenagem também teve espaço para lembrar da preocupação do avô com o fato de Erick por ser advogado não ter “ordenado” mensal. ”Porque o Erick não tem um emprego (rsrs… pra ele tinha que ter emprego, com “ordenado” no final do mês).

O neto lembrou de um gesto diário do avô que só foi interrompido após o agravamento da doença.  “Por muito tempo teve um gesto singelo, mas que demostrava todo o seu amor e carinho. Passar pela minha casa e deixar pendurado no portão ou na maçaneta da porta uma sacola com pão fresquinho. Isso só cessou quando o Parkinson se impôs e lhe tomou o comando dos movimentos. Depois, lhe foi tirada a lucidez e nessa madrugada, como num sopro, a vida”.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas