Menu

Procon alerta consumidores nas compras do Natal

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com a proximidade do natal e o saque do 13º salário, o movimento no comércio é intensificado por consumidores em busca dos presentes de natal, seja para a família ou comemorações do trabalho.


A Diretoria de Defesa e Proteção do Consumidor (Procon/AC), sempre orienta as melhores escolhas, a fim de proteger o cidadão e garantir a harmonia nas relações de consumo.

Publicidade

É importante, antes de qualquer coisa, definir quem receberá presentes, assim ficará mais fácil saber quanto será gasto. Estabelecer um valor máximo para presentes também é válido, faça uma lista com os nomes dos presenteados e algumas ideias de presentes, assim evita perder horas nas lojas e em filas e já vai direto ao que lhe interessa.


Prefira pagamentos à vista. Após usar o 13º salário para o pagamento das dívidas e organizar o orçamento, o melhor é pagar tudo a vista, mas se não for possível, fique atento às taxas de juros e quantidade de parcelas, para evitar gastos desnecessários.


Cuidado com a oferta de preços muito baixos 


Desconfie de promoções irresistíveis e evite os preços exageradamente baixos. Segundo Daniella Barcelos, chefe do setor de reclamações do Procon/AC, é importante saber a origem do produto e verificar os selos do Inmetro e indicativo de faixa etária.


“Geralmente o barato sai caro, o melhor é escolher produtos de procedência conhecida e devidamente testados pelos órgãos competentes”, destaca Daniella. Também é importante garantir a nota fiscal da compra, pensando na troca em caso de defeito ou vício do produto.


Informe-se se é possível fazer a troca do produto, o período estipulado e se existem outros tamanhos ou modelos, principalmente no caso de roupas. Essas informação devem estar explicitas na nota fiscal do produto.


Também é preciso pensar nas embalagens. Certifique-se se a loja faz pacotes para presente, caso contrário calcule a quantidade necessária de papel, fita adesiva, laços e outros enfeites.


Se mesmo tomando todas essas precauções, o consumidor se sentir prejudicado de alguma forma, o Procon orienta a guardar as senhas de atendimento, notas fiscais, panfletos da lojas e tudo o que sirva como prova e procurar o atendimento na OCA, praça rosa, munido com as cópias dos documentos.


O atendimento é de segunda a sexta-feira, sempre das 08 às 18 horas, sem intervalo.


Fonte:
Assessoria

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido