Conecte-se agora

Deputado põe livro em cesta de Natal para moradores de casas de acolhimento em Rio Branco

Publicado

em

O livro “Os Últimos Irmãos”, de autoria do deputado Moisés Diniz (PC do B), foi distribuído nesta sexta-feira, 23, a moradores da casa Caminho de Luz, do Lar Vicentino e da Colônia Souza Araújo. A distribuição foi feita pelo próprio deputado entre as 10 h e 15h de hoje.

“A idéia é passar um dia cuidando das coisas do coração”, comentou Moisés, mostrando um kit com o livro e um mini panetone, que foi entregue a cada um dos mais de 200 residentes nas instituições.

O dia foi de festa para os contemplados. Enquanto visitava as comunidades, o deputado era informado das dificuldades por que passam e garantiu um retorno breve, na condição de líder do Governo, para ouvir propostas de soluções.

Mantida por uma igreja evangélica, a casa Caminho de Luz abriga (?) jovens que sofrem com dependência química, drogas e álcool. No Lar Vicentino, tradicional asilo para idosos de Rio Branco, 62 pessoas esperam por parentes que raramente os visitam.

Moisés os surpreendeu com o livro junto ao doce panetone. “Um livro é uma vida”, comentou Maria Judite Braga, 85 anos, do Seringal Andirá, agora residente no Lar São Vicente de Paulo.

Na Colônia Souza Araújo, Moisés foi surpreendido num encontro com dois poetas, Argemiro Pantoja e Jonas Nogueira, repentistas que contam a história do Acre em versos. O deputado gravou as declamações em seu celular e as veicula em seu blog.

É muito difícil fazer estas visitas sem que nos acusem de populistas, mas eu nunca abrirei mão de estar com estes homens e mulheres que fizeram a história do Acre e agora vivem da bondade de outros homens e mulheres”, argumenta o deputado.

As casas são espaçosas, muito limpas e arejadas. Os quintais são jardins, no Vicentino e misto de jardim e lavoura na Souza Araújo, obra da Igreja Católica Apostólica Romana, como lembra o poeta Argemiro Pantoja. A Colônia possui um pequeno rebanho de gado e generosa horta em estufas com acompanhamento técnico.

Os flamboyants, mangueiras e jambeiros ornamentam, refrescam e dão suco aos residentes. Nem todos sabem ler, poucos recebem visitantes e, portanto, dão aos que chegam toda a atenção.

Não é fácil achar uma vaga para viver no Lar dos Vicentinos quando na alta idade. E também não vale fazer reserva. Lá só abre vaga através da “alta celestial”, como diz a coordenadora, Gisleine Ribeiro sobre os residentes que morrem. “Dificilmente os que entram vão embora”, conta Gisleine, mostrando como exemplo um homem cuja família resolveu resgatá-lo, mas que preferiu continuar na casa.

“Esta falta de vagas em casas de acolhimento para idosos em Rio Branco é preocupante”, reconhece o líder do Governo, deputado Moisés Diniz. O parlamentar defende maior participação do Orçamento do Estado na manutenção e fortalecimento destas instituições, bem como em novas construções. “Daqui a pouco é um de nós que vai atrás desta vaga”, observa Moisés.

Acre

Ministro da Educação vem ao Acre dia 28 a convite de Mailza

Publicado

em

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, estará no Acre nesta terça-feira 28, para cumprir agenda de inaugurações, visitas técnicas e reuniões. Ribeiro vem ao Acre a convite da senadora Mailza, que a pedido da Ufac e Ifac, apresentou as demandas das instituições.

Na ocasião, a senadora e o Sebrae farão apresentação do Parque Tecnológico do Acre ao ministro.

Em Rio Branco, o ministro participará da cerimônia de entrega de ônibus escolares e veículos para apoio à execução do Programa Alimenta Brasil, do atendimento do MEC e FNDE aos prefeitos no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre – UFAC – Campus Universitário. Este evento contará com a presença virtual do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Em seguida, participará da inauguração do Serviço de Psicologia da Ufac, na sede do campus e também visitará as obras da nova sede do Instituto Federal do Acre.

Agendas com horários e endereços serão divulgadas no decorrer do dia pelas instituições envolvidas.

Continuar lendo

Acre

Acre não registra casos e óbitos em decorrência da Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), não registrou novos casos de infecção por coronavírus neste domingo, 26. O número de infectados permanece em 87.938.

Além de não ter novos casos da doença, o boletim aponta que não houve nenhuma notificação de óbito foi registrada neste domingo, 26, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 permaneça em 1.836 em todo o estado.

Dados do boletim apontam que até o momento, o Acre registra 248.118 notificações de contaminação pela doença, sendo que 160.151 casos foram descartados e 25 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux.

Pelo menos 85.917 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 14 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Continuar lendo

Acre

Populares encontram corpo de jovem boiando em igarapé

Publicado

em

O corpo de Alessandro Lopes de Sousa, 24 anos, foi encontrado neste domingo, 26, boiando nas águas do igarapé Cariano, no município de Sena Madureira, no interior do Acre.

Segundo informações repassadas pela polícia militar, Alessandro estava em uma motocicleta no igarapé. De acordo com o site Yaconews, a suspeita inicial é que a vítima tenha sofrido um acidente e, em decorrência do impacto, acabou se desequilibrando e caiu.

Populares avistaram o corpo e acionaram a Polícia Militar que chamou o Instituto Médico Legal (IML) que fez a remoção do corpo para que fosse tomado os devidos procedimentos cadavéricos.

Continuar lendo

Acre

Marina Silva declara apoio a Freixo para governo do Rio de Janeiro

Publicado

em

Por

(Foto: Wenderson Araujo | Cleia Viana

A ex-senadora Marina Silva declarou seu apoio a Marcelo Freixo (PSB-RJ), pré-candidato ao governo do Rio na eleição do ano que vem. Junto com a ex-ministra do Meio Ambiente, a candidatura do deputado federal passa também a ser endossada pela Rede. Segundo Marina, a aliança faz parte de um processo de diálogo com o PSB e outros partidos em busca de propostas mais sustentáveis para o estado.

“Manifestar apoio à pré-candidatura de Marcelo Freixo no Rio de Janeiro é iniciar um processo de diálogo com o PSB e outros partidos para a articulação e formulação de um programa com propostas para melhorar o estado do Rio de Janeiro e resgatar a capacidade das pessoas em sonhar com uma sociedade mais justa, próspera, democrática, diversa e sustentável”, afirma.

Com o apoio de Marina, a Rede e setores do PV vão assumir o programa de meio ambiente e desenvolvimento para a pré-candidatura de Freixo. Segundo o deputado, o objetivo é criar um modelo de desenvolvimento para o estado que possa atrair investimentos internacionais.

“Isso não é só uma pasta do meio ambiente, isso é um modelo de desenvolvimento que pense em emprego e que pense em renda a partir de um lugar melhor para se viver. Já me reuni com alguns setores responsáveis de reflorestamento que acham que o Rio de Janeiro pode ser pioneiro e parceiro de países como Noruega e Alemanha. Isso pode ser um ativo financeiro para o Rio”, explica Freixo.

Com o endosso de Marina Silva, o deputado passa a ter a seu lado nomes como o de Heloísa Helena, presidente nacional da Rede, Eduardo Bandeira de Mello, que foi presidente do Flamengo e ex-candidato à prefeitura do Rio em 2020, e Andrea Gouvêa Vieira, ex-vereadora na cidade.

Fonte: Extra

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas