Menu

Câmara dos deputados faz enquete sobre projeto de lei que retoma o antigo horário do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um novo projeto de lei de iniciativa do Executivo deve ser analisado na Câmara para retomar o antigo fuso horário do Acre, com duas horas a menos em relação a Brasília. O horário do Acre é de menos uma hora desde 2008.


Clique aqui e vote na enquete

Publicidade

A nova proposta começa a tramitar depois que a Presidência da República vetou a lei aprovada pelo Congresso Nacional que modificou o fuso horário de acordo com o referendo feito em 2010, quando a população decidiu que o Acre deve ter duas horas a menos.


O deputado Flaviano Melo (PMDB-AC) disse que o veto presidencial desconsiderou a vontade da maioria do povo acreano, mas que um novo projeto de lei, que exclui o Pará da mudança de fuso horário, vai corrigir o problema.


“O que aconteceu foi falta de diálogo. A bancada do Pará não queria que voltasse o horário naquele estado. O senador fez a emenda, mas o restante da bancada não queria. Então, isso podia ter sido resolvido sem ter criado esse problema todo. Porém, a presidente entendeu que ela não pode desrespeitar o referendo”, afirmou Melo.


Pela proposta enviada pelo Executivo, alguns municípios do Amazonas que fazem fronteira com o Acre também terão o fuso horário alterado para menos duas horas em relação a Brasília.


A justificativa do deputado Flaviano Melo para insistir na retomada do antigo horário do Acre é de que a mudança de 2008 fez com que o dia começasse mais cedo, no escuro ainda, comprometendo a segurança de quem sai para trabalhar, e dificultando a chegada das crianças à escola às sete da manhã.


 


Reportagem – Keila Santana
Edição – Marcelo Westphalem


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido