Menu

Presidente Elson Santiago: “O Papel do deputado é ouvir o povo e propor soluções para seus problemas”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em entrevista exclusiva à Agência Aleac, o deputado e presidente da Assembleia Legislativa falou sobre vários assuntos, entre eles, o que achou do desempenho do Poder neste ano, o relacionamento com a imprensa, o sonho da TV Aleac, as eleições municipais, Tião Viana, e até da possibilidade de ser novamente candidato a presidente daqui a um ano.


Com a palavra, o deputado Elson Santiago:

Publicidade


Agência Aleac – Quando o senhor assumiu qual foi o seu primeiro pensamento para a sua nova responsabilidade à frente da Assembleia?


Elson Santiago – Já estou aqui há 25 anos. Nunca passou pela minha cabeça ser presidente da Assembleia Legislativa. Minha maior preocupação foi substituir o ex-presidente Edvaldo Magalhães. Ele simplesmente mudou a cara do Poder Legislativo acreano. E eu tinha que fazer algo pelo menos parecido. Eu tenho certeza que fizemos um bom trabalho e 2011 foi um ano muito produtivo. Minha maior preocupação foi fazer tudo de bom para o Poder Legislativo. Uma das coisas que fizemos foi dar sequência ao ‘Assembleia Aberta’, mas com uma nova roupagem, que foi levar as sessões ordinárias para os municípios.


Agência  Aleac – O que o senhor achou do nível de acirramento na Aleac em 2011, haja vista que estamos na antessala da eleição municipal?


Elson Santiago – Estamos com 13 deputados novos e uma safra muito boa. E desses novos muita gente destacou-se e o debate aconteceu normalmente. Hoje a oposição é formada praticamente por deputados novatos, com exceção da Antônia Sales e Chagas Romão. Na minha opinião os debates foram muito bons e o puxador desse debate foi o deputado Rocha. Não houve escândalos, mas houve debate firme, próprio do Parlamento. E o melhor: foram debates produtivos.


Agência Aleac – Como o Poder Legislativo pode influenciar mais sobre os investimentos que são feitos pelo governo no Estado?


Elson Santiago –  Esse é o papel da Assembleia e nós começamos a fazer isso no ‘Assembleia Aberta’, quando fomos ouvir as comunidades sobre as suas necessidades. Esse é o papel do deputado…Ir a sua base, saber o que está acontecendo e propor políticas públicas em benefício da população. Mas o governador Tião Viana é um político que está ligado na necessidade do pequeno. Eu tenho andando em todo município com ele e suas ações são sempre em direção ao povo que precisa. Só para dar um exemplo de como o governador tem se dedicado, só em Manoel Urbano, o governador já visitou 15 vezes. E o Tião vai para entregar o benefício.


Agência Aleac – Um assunto polêmico foi o relacionamento da Aleac com a imprensa…Houve muitas reclamações, etc…Como será o relacionamento institucional com a mídia em 2012?


Elson Santiago – Da minha parte será o melhor possível. Tenho certeza que da parte da Mesa e de todos os deputados também. O gestor tem que ser bom, mas tem que ter sorte. E a nova legislação sobre os contratos com a mídia mudou e isso nos prejudicou muito. Pela nova regra, para o poder  anunciar na imprensa tem que contratar uma empresa e esta empresa contratar os veículos para divulgar as ações da Assembleia. Essa é a nova regra. Não era assim. E isso nos atrapalhou um pouco. Passamos o ano amarrados por conta disso. Mas em 2012 vamos resolver, já estamos resolvendo, e contratar os serviços que precisam ser contratados, se Deus quiser.


Agência Aleac – Em 2012 tem o furacão da eleição municipal. Como o senhor acha que os deputados devem se comportar?

Publicidade

Elson Santiago – Todos os deputados têm interesse nessa eleição. É normal. Mas o nosso compromisso é não deixar a Assembleia esvaziar…Vamos manter as sessões mesmo que alguns deputados fiquem fora de algumas sessões apoiando esse ou aquele candidato. Nós vamos continuar o debate em alto nível. E em 2012 vamos realizar mais sessões ordinárias no interior do Estado. Acho ainda que o próximo no será melhor do que 2011. Temos o objetivo de inaugurar a TV Aleac e implementar a digitalização dos processos legislativos, para reduzir ao máximo o uso de papel. E mais: em 2012 o Poder Legislativo estará completando 50 anos.


Agência Aleac – E para os servidores? O que virá em 2012?


Elson Santiago – Nós aprovamos um alinhamento no Plano de Cargos, Carreiras e Salários que beneficou mais de 150 servidores, mas o nosso objetivo é encontrar meios para que os benefícios e as melhorias alcancem a todos. Inclusive o nome do projeto ‘Show de Bola’ (jargão muito usado pelo deputado Elson Santiago)…isso fez com que fechássemos o ano com chave de outro.


Agência Aleac – O mandato da Mesa atual tem mais um ano. O senhor será candidato novamente a presidente?


Elson Santiago – Vocês sabem que nunca me preocupei com esse negócio de ser presidente. Eu fui convidado para ser presidente. Agora do jeito que fui convidado eu vou ter que esperar o próximo convite, né? Eu não posso dizer se serei o próximo presidente. Vou fazer o meu trabalho. Quero cumprir o meu dever. Lá na frente é que vamos saber se continuarei ou não. Se acharem que eu deva continuar presidente tudo bem. Se não acharem não tem problema.


Mensagem de Fim de Ano


Elson Santiago – ‘Quero agradecer o apoio da Mesa Diretora, do Ney, do Tche, e à deputada Antônia Sales, o Lira, o Hélder e a Toinha Vieira, que também fazem parte da direção da Casa. Agradeço também a todos os deputados que me ajudaram muito. Aos assessores, servidores desejar um Feliz Natal e que 2012 seja um ano de muito sucesso e muita paz para todos. ‘


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido