A Policia Federal no Acre, informou na tarde desta quinta-feira [22], que prendeu em flagrante na quarta-feira (21), o gerente da Agência da Previdência Social – INSS, em Brasiléia-AC, identificado pelos agentes apenas pelas iniciais E.H.P.V, de 38 anos, pelo crime de peculato, logo após o mesmo ter recebido cerca de R$ 17.000,00 em espécie proveniente de um excesso de valor cadastrado irregularmente no sistema.
Segundo as investigações, o servidor teria habilitado um benefício de auxílio-reclusão sem informar a data final deste, fazendo parecer para o sistema que o contribuinte ainda estaria preso, sendo que este já havia sido colocado em liberdade há mais de dois anos, gerando então um excesso de benefício três vezes maior do que o de direito.
E.H.P.V. explicava então ao ex-presidiário que este deveria sacar todo o dinheiro e retornar a agência para devolver o valor excedente, momento em que seria feito um cálculo manualmente do valor que a pessoa teria direito, ficando o restante do dinheiro em suas mãos.
Em sua defesa o servidor alegou ainda que a quantia recebida irregularmente iria ser devolvida no dia seguinte para a Previdência Social través de uma guia de recolhimento, mesmo sem explicar com clareza o que aconteceria caso o ex-presidiário desaparecesse com o dinheiro sem retornar a agência.
O servidor responderá pelo crime tipificado no art. 312 do Código Penal, o qual prevê pena de 02 a 12 anos de reclusão, e já se encontra judicialmente afastado de suas funções junto ao INSS.
As informações são da Policia Federal no Acre
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, negou habeas corpus apresentado…
O Governo do Tocantins abriu chamamento público para contratação temporária de médicos especialistas nas áreas…
Uma criança de 1 ano e 10 meses ficou ferida ao cair do quarto andar…
O governador do Pará, Helder Barbalho foi reeleito, por unanimidade, presidente do Consórcio Interestadual de…
Dezessete fetos abandonados na Maternidade Ana Braga, na Zona Leste de Manaus, foram enterrados no…
Na manhã desta quinta-feira (26), uma operação conjunta das forças de segurança, denominada "Aliança pela…