Menu

Petecão diz que veto ao antigo horário do Acre é uma afronta a democracia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Roberto Vaz e Edmilson Alves
Da redação de ac24horas
Rio Branco, Acre

A Presidência da República vetou o Projeto de Lei, nº 91 de 2011, que devolveria ao Estado do Acre o antigo horário com duas horas de diferença de Brasília. O ato foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 21.

Anúncio

Apesar de o projeto de lei ser autoria de um ex-membro da Justiça, o senador Pedro Taques (PDT-MT), ficou entendido pela presidência que o texto foi escrito de maneira a não isolar os três estados afetados pela mudança de fuso. “Da forma como redigido, o projeto de lei não permite a apreciação individualizada das alterações propostas aos fusos horários nos Estados do Acre, do Amazonas e do Pará, impedindo a apreciação da matéria face às realidades locais de cada um dos entes afetados”, justifica.

O veto:

No- 593, de 20 de dezembro de 2011.

Senhor Presidente do Senado Federal,
Comunico a Vossa Excelência que, nos termos do § 1º do art. 66 da Constituição, decidi vetar integralmente, por contrariedade ao interesse público, o Projeto de Lei no 1.669, de 2011 (nº 91/11 no Senado Federal), que “Altera o art. 2º do Decreto no 2.784, de 18 de junho de 1913, para restabelecer os fusos horários do Estado do Acre, do Estado do Pará e do Estado do Amazonas”.

Ouvida, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República manifestou-se pelo veto ao projeto de lei, pela seguinte razão:

Razão do veto

“Da forma como redigido, o projeto de lei não permite a apreciação individualizada das alterações propostas aos fusos horários nos Estados do Acre, do Amazonas e do Pará, impedindo a apreciação da matéria face às realidades locais de cada um dos entes afetados.

“Essa, Senhor Presidente, a razão que me levou a vetar o projeto em causa, a qual ora submeto à elevada apreciação dos Senhores Membros do Congresso Nacional.

Revanchismo – Ao tomar conhecimento da decisão, o senador Sérgio Petecão disse que isso é uma afronta a democracia e culpou os líderes petistas locais pelo veto. “Isso é revanchismo”, disse o senador mais popular do Acre.

O senador Petecão informou que já iniciou um movimento dentro do senado para derrubar o veto. A vontade do povo do Acre pode ser respeitada caso o presidente do Senado derrube o veto presidencial. Neste caso o decreto entra em vigor mesmo a contra-gosto dos petistas.

Moíses Diniz

Foi o deputado estadual Moisés Diniz (PCdoB) que informou  sobre quem seria o responsável pelo veto que impede o retorno do antigo fuso horário do Acre.

“Michel Temer é do PMDB, mesmo partido do deputado federal Flaviano Melo, autor do projeto de lei que aprovou o referendo. Nessa cumbuca tem abelha”, observou o parlamentar.

O deputado estranha o fato de a publicação do veto ter sido assinada na ausência da presidente Dilma, que na terça-feira estava em viagem oficial ao Uruguai. “Por que o peemedebista não aguardou o retorno da presidente, porque sem publicação o veto é letra morta”, questionou.

Michel Temer nega

O vice-presidente, Michel Temer, teria afirmado ao deputado federal Flaviano Melo (PMDB-AC) que não seria ele o responsável pela assinatura do veto, apesar da publicação oficial desta quarta-feira (21) informar o ato com sedo da vice-presidência.

Leia também
“Michel Temer, do PMDB de Flaviano Melo, foi quem vetou fuso horário”, diz líder de Tião Viana

 

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.