Menu

Equipe da Segurança Pública diz que índice da violência diminuiu, mas os números mostram o contrário

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O secretário de Segurança Pública do Acre, Ildo Rení Graebner reuniu sua equipe para apresentar o relatório comparativo no período de 29 de novembro a 12 de dezembro , pouco mais de duas semanas de atividades, que foi usado para comparar os índices policiais e de transito na capital e no interior.


De acordo com o relatório, o Acre está entre os estados com menores índices de homicídio e é a unidade da Federação que registra o menor índice de registros de homicídios pro cada cem mil habitantes.

Publicidade

No mesmo relatório há uma comparação do número de acidentes de transito com vítimas fatais entre 2010 e 2011. No ano passado foram 165 mortes. Até a segunda semana desse mês, foram registradas 165  vítimas fatais, um aumento de 27,91% de mortes no transito em todo o estado. A frota do Acre hoje é 173 mil veículos.


O crescimento desse número a diretora do Detran, Sawana Carvalho não soube explicar. Curiosamente o índice cresceu justamente durante o período em que ela está á frente do Departamento Estadual de Transito. A diretora mostrou em números os investimentos que o órgão tem feito para melhorar a sinalização nas ruas e a educação do condutor, mas quando foi perguntada a que se atribui o aumento da violência no transito, a diretora se enrolou.


“A frota aumenta a cada dia. Nos estamos fazendo um trabalho junto aos centros credenciados para garantir que o motorista aplique nas ruas o que aprende na auto escola. A questão da imprudência é grande no transito”, disse ela.


No transito a Polícia Militar que atua em parceria com o Detran apreendeu 34 veículos, realizou 5.967 teste do bafômetro e autuou 1.296 motoristas por embriagues ao volante, mas nem esse volume de atividades foi suficiente para frear a violência no transito.


Por outro lado, o diretor geral de Polícia, delegado Emilson Farias comemorou o longo período sem o registro de homicídios na capital. No interior a Segurança Pública não tem motivos para comemorar.  Na semana passada uma jovem foi assassinada com requintes de crueldade em Mancio Lima. Os acusados já estão presos.


IAPEN vai testar tornozeleiras eletrônicas


Na área do sistema penitenciário, o presidente do IAPEN, Dirceu Augusto da Silva anunciou que o estado irá realizar em janeiro, um teste com as tornozeleiras eletrônica,s equipamentos usados para monitorar presos no regime semi aberto. Segundo o diretor, o estado não possui mais estrutura física para controlar os mais de 4 mil apenados do sistema penitenciário.


“Nós vamos testar o equipamento em trinta reeducandos, quinze homens e quinze mulheres. Essa experiência pode ajudar a diminuir a superlotação nos presídios estaduais. Teremos investimentos no sistema no próximo ano, inclusive com a possível entrega do presídio de Senador Guiomard”, disse.


BR 364 continua sem fiscalização


Pela vontade da cúpula da Segurança Pública, o trecho da BR 364 entre Manoel Urbano e Cruzeiro do Sul passaria a ser fiscalizado pela Companhia Estadual de Transito ainda hoje, mas a burocracia está acima da boa vontade.

Publicidade

O comandante da Polícia Militar, cel. José dos Reis Anastácio falou que o estado está concluindo um convenio com a PRF para assumir a fiscalização na rodovia, mas por força da legislação de transito, por enquanto a Ciatran não vai poder atuar na estrada. Ele lembrou que existem duas barreiras ao longo do trecho de 490 km, mas a fiscalização se restringe a documentação de veículos e cargas.


Jairo Barbosa


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido