A resolução 89/2011, da Comissão Intergestores Bipartite, pacutua termos de compromissos entre a Secretaria de Estado de Saúde e as secretarias municipais de Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Bujari e Marechal Thaumaturgo, formalizando compromissos com ações e metas referentes a redução da prevalência da Hanseníase e a redução do tracoma.
A resolução tem como ase a portaria do Ministério da Saúde que estabelece mecanismo de repasse financeiro do Fundo Nacional de Saúde aos Fundo de Saúde Estaduais, do Distrito Federal e Municipais. As transferência vão ocorrer por meio do Piso Variável de Vigilância e Promoção da Saúde. Os recursos são para implantação, implementação e fortalecimento da Vigilância Epidemiológica da Hanseníase, tracoma, esquistossomose e geohelmimtíases.
De acordo com a Agência de Notícias do Acre, o número de casos de hanseníase no Acre segue a tendência nacional de queda. No Estado foram registrados 543 casos em 2006 e em 2007 esse número foi reduzido em 50%, chegando a 278 casos em 2010. A incidência é de 1,92 para cada 10 mil habitantes.
Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com
Um ataque a tiros deixou João Vitor de Lima Machado, de 24 anos, gravemente ferido…
A família da assistente social Esmeralda Melo, 51 anos, que morreu vítima de um AVC…
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 1ª Promotoria Cível da…
As obras de construção do novo prédio do Legislativo Municipal em Rio Branco estão com…
Com o objetivo de promover um ambiente propicio para negócios e fomentar o empreendedorismo feminino,…
Na manhã desta quinta-feira, 9, a governadora em exercício do Acre, Mailza Assis, visitou a…